TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias da Comunicação

Por:   •  9/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

Qual o objetivo da comunicação?

A Comunicação representa um processo social primário (interação humana, à troca de mensagens entre os seres humanos), com relação ao qual os chamados meios de comunicação de massa são simplesmente a mediação tecnológica.

Epistemologia

Reflexão geral em torno da natureza, etapas e limites do conhecimento humano, especialmente nas relações que se estabelecem entre o sujeito indagativo e o objeto inerte, as duas polaridades tradicionais do processo cognitivo; teoria do conhecimento.

Estudo dos postulados, conclusões e métodos dos diferentes ramos do saber científico, ou das teorias e práticas em geral, avaliadas em sua validade cognitiva, ou descritas em suas trajetórias evolutivas, seus paradigmas estruturais ou suas relações com a sociedade e a história; teoria da ciência.

Ciência

(do latim scientia , traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou Prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona

Ciência pode ser definida como o conjunto que encerra em si o corpo sistematizado e cronologicamente organizado de teorias científicas - com destaque normalmente dado para os paradigmas válidos - bem como o método científico e todos os recursos necessários à elaboração das mesmas.

A ciência e a modernidade: Perde-se o primeiro locutor (Deus) e por isso a enunciação e toda certeza que vinha dele. E começa a se fazer necessário falar também, ao invés de só ouvir.

Interdisciplinar

Hoje a interdisciplinaridade é vista como a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo.

Historicamente a comunicação surge quando a ciência e a pesquisa científica tomaram lugar entre a teologia e a filosofia, no sentido de explicar o mundo ao primado científico legado pela modernidade.

Qual o objetivo da comunicação?

É difícil delimitar, pois se encontra misturado às análises de outras disciplinas. Atravessa a extensão das Ciências Humanas. As vezes o objeto são os meios de comunicação, mas as vezes focam para a cultura.

Cultura de massa: ênfase nas práticas culturais, independe da sua materialidade. Trata-se de uma leitura do social realizada a partir dos meios de comunicação. Ou seja, a cultura de massa e os meios de comunicação exigem uma relação de reciprocidade e complementação.

Meios técnicos: ênfase no determinismo tecnológico, em que a técnica prevalece sobre a cultura.

O indivíduo moderno passa a ter necessidade de comunicação enquanto organização coletiva. E os meios de comunicação em nossa sociedade de massa são parte importante do processo de industrialização da atividade individual.

Práticas sociais que envolvem os meios de comunicação

Produzir sentidos ao invés de tentar definir objeto.

Paradigmas da comunicação

Um paradigma é aquilo que os membros de uma comunidade partilham.

A um Paradigma corresponderá um arquétipo (uma ideia geral). Cada teoria será um protótipo (uma formulação específica); e os modelos criados por tais teorias serão estereótipos (uma norma coercitiva). → as teorias resultam em modelos que devem ser seguidos, por isso a teoria influencia os resultados na realização de uma pesquisa.

Modelo analítico: operacionalidade imediata

Modelo conceitual: estrutura teórica

A comunicação é um fator básico de convivência, isto impede que se tenha uma visão tecnicista, ou seja, não se pode reduzir a comunicação ao estudo dos meios enquanto meros instrumentos.

Senso comum

O senso comum confunde comunicação e comunicabilidade, preferindo a

Retórica (o encanto do discurso) à dialética (a pertinência da ideia).

Comunicação na prática

Ethos: atitude de quem opina ou argumenta

Logos: Racionalidade inerente à opinião ou argumento apresentado

Pathos: Tornar apaixonante o fato de opinar ou argumentar

Comunicação e sentido

A comunicação busca sentido para as coisas, mensagens. Comunicar é atribuir sentidos.

Apocalípticos: Pessimistas; Não há luz no fim do túnel; Produção industrial da cultura; Os meios representam a Barbárie Cultural e negam os processos de reflexão.

Integrados: visão mais tecnicista voltada para a prática; Os meios podem pôr fim aos privilégios da educação e do monopólio cultural; Os meios seriam socializantes e democratizantes.

A partir desses dois, podem ser vistos outros paradigmas: conflitual-dialético; tecnológico-interativista; midiológico; funcionalista-pragmático; matemático-informacional; crítico-radical; culturológico.

Escolas norte-americanas de comunicação

Dos anos 20 aos anos 60, os principais desenvolvimentos da Mass Communication Research – campo de estudos americano - apresentam quatro características em comum:

Orientação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (553.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com