TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava comportamento organizacional

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 8

Aula-tema: O processo de negociação

O processo de negociação segundo PLT é como um sistema de entradas e saídas, e segundo os autores Schoderbek, Schoderbek e Kefalas, sistema e seus elementos são as entradas que é a força inicial, fornecendo ao mesmo as necessidades operacionais, os processos que transformam as entradas em saídas, que são o resultado, ou seja, a razão da existência do sistema. São varias as definições com relação à arte de negociar, podendo assim por meio de uma visão sistêmica ver a negociação como entrada e saída (estimulo e resposta), ou seja, é o ganha-ganha de uma negociação de acordo com a situação vivida pelo autor da negociação.

No processo de negociação como sistema de transformação está situada as entradas positivas que esta vinculada as diferenças individuais, características pessoais de cada negociador, envolvendo cultura, forma de portar de vestir sendo uma forma diferente para cada negociador. As saídas positivas estão ligadas a conquista de pessoas, Acordo, solução do conflito para obtenção de ganhos múltiplos, e com isso também vem as entradas negativas e as saídas negativas, que no processo foram consideradas como diferenças individuais e valores pessoais, conflitos manipulação do poder ou informações limites rígidos e nas saídas negativas, desacordo empate forçado, satisfação de uma parte, decisão imposta.

Portanto na aplicação do processo de negociação o ideal é o sistema de transformação de entradas positivas e não das negativas, e para que isso aconteça o negociador precisa verificar o ambiente que esta inserida visualizar os objetivos do processo identificar as entradas do processo, administrando o sistema com aprimoramento do planejamento e do controle, estabelecendo assim uma comunicação satisfatória para ambas as partes que estarão envolvidas na negociação.

De acordo a revista cientifica ITPAC o negociador pode utilizar de diversos estilos para atingir os objetivos de uma negociação importante para o desenvolvimento comercial de uma empresa, com processos inovadores, considerando entre ambos a boa comunicação para facilitar a eficiência da negociação, ainda segundo a mesma o negociador deve manter postura que demonstre habilidade técnica interpessoal e conhecimento do negocio.

Ter um roteiro é de suma importância para junção de ideias em uma negociação, mostrando também que uma postura agressiva em uma negociação pode levar a um ponto hostil, por isso é importante que mantenha a posição correta defendendo apenas firmemente seus interesses.

O negociador pode usar diversos estilos de negociação para chegar onde quer, (Martin,1982) diz que é preciso demonstrar ser catalisador ,apoiador, controlador e analítico, ou seja, tendo ênfase na inovação, na redução de custos, sabendo trabalhar em equipe, tendo informações, resultados garantia como foco na negociação.

Hoje com a globalização há uma ferramenta existente no meio comercial que é a tecnologia da informação, foi desenvolvida com o objetivo de tornar o mercado competitivo e transparente nos negócios, tanto para o privado quanto para o publico.

Portanto segundo a revista no processo podem ser implantadas varias formas de negociação, utilizando o que cabe sempre o numero do orçamento da organização, contando sempre com bons profissionais para que a mesma possa ir além do simples na obtenção de resultados satisfatórios, fidelizando sempre a clientela.

Importância das técnicas de Negociação

No mundo atual em que vivemos, um mundo onde esta inserido uma extraordinária globalização, as técnicas de negociação nas empresas torna-se dentro desse contexto, ”globalização” sem duvidas indispensável, merecendo atenção por ser algo completamente necessário.

E para que isso aconteça é preciso ter excelentes negociadores, trabalhando de forma positiva e construtiva na empresa é preciso buscar uma comunicação constante para que a cada novo negocie, tenha-se sempre senso de intuição, ou seja, através dela buscar soluções e encurtar caminhos, embutindo em sua negociação inteligência, com a busca diária da inovação. Existem habilidades e técnicas necessárias para o sucesso na organização, sendo elas para negociação “Nacional ou Internacional”, podendo cada negociador aperfeiçoar assim suas técnicas, e estratégias, ampliando de acordo com o estilo ou personalidade de cada um.

De acordo com a Ricca e Associados (consultoria e treinamentos), existem dez estratégias de negociação eficaz em uma organização em qualquer parte do mundo que se resume em, planejar sempre a negociação, adotar o método do eu ganho, você ganha, manter altas expectativas, usar linguagem simples e acessível, fazer muitas perguntas e depois ouvi-las com atenção, construir relações interpessoais solidas, manter sempre a integridade pessoal, não fazer concessões desnecessárias, fazer com que a paciência seja obsessão e estar sempre familiarizado com a cultura e adaptar-se ao processo de negociação ao ambiente do cliente.

Conclui-se que o processo de negociação em uma empresa é indispensável, pois é com esse processo que ela permanecera de pé e em continuo crescimento, a disputa no mercado cresce a cada dia e por isso que investir em inovação, desenvolver esse processo não acarretara prejuízos para a organização, isso trará sempre resultados positivos, contribuindo para o diferencial da empresa, aproveitando, portanto novas oportunidades, sempre no “ganho –ganha”, sem perder de vista a postura do negociador e a forma do mesmo negociar.

O que são as técnicas de negociação?

As técnicas de negociação é uma arte que representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios estabelecendo relações de trocas complexas, ou seja, uma pratica de sobrevivência das empresas, e também criatividade, habilidade pessoal, visão. Negociação é conquistar princípios éticos e espaços com persistência, sendo sempre a obra prima dessa arte o negociador, ganhando ou perdendo, construindo sempre, boas ou más relações.

Qual o papel das técnicas de negociação? O papel das técnicas de negociação é buscar alternativas para soluções de conflitos nas negociações, e é com elas que se obtêm os resultados positivos para a organização, com o conhecimento e a determinação, preservando sempre a qualidade do relacionamento que foi sucedido entre os envolvidos na negociação.

Como se dá o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com