TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA AULA 2,3,4 ,7,8.Comportamento Organizacional

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  835 Visualizações

Página 1 de 2

DOENÇA NEGLIGENCIADA

O Tracoma é uma doença antiga no Brasil e ela pode causar cegueira, mas mesmo sendo importante é pouco divulgada, é uma doença que não tem investimento na indústria farmacêutica e nem novas técnicas de diagnósticos ou vacina.

Ela é considerada uma doença negligenciada de notificação compulsória de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e é uma doença de problema de saúde pública, pois está relacionada à baixa condição socioeconômica.

Doença negligenciada é um conjunto de doenças que está associada à situação da pobreza a condição precária e as inadequadas em saúde.

O tracoma está incluso entre as doenças negligenciadas que por meio de dados epidemiológicos foram escolhidas 09 (nove) como prioritárias que são:

  • Dengue;
  • Malária;
  • Esquistossomose;
  • Chaga;
  • Geohelmentiose;
  • Leishmaniose;
  • Hanseníase;
  • Tuberculose;
  • Tracoma.

No Brasil no início da década de 70 o tracoma não foi incluído no elenco de doenças de notificação compulsória, pois tinha sido de erradicada do Brasil. Depois do início da década de 80 houve o aparecimento do Tracoma no estado de São Paulo, onde começaram novamente novas medidas e controles, inclusive pesquisas para que confirmassem a doença. Com muitas investigações e pesquisas houve a suspeita que o tracoma estava disseminando para outros municípios e estados, pois em 1989 a Secretaria Estadual de Saúde (SES) tomou conhecimento da doença e começou a capacitar os profissionais para o diagnostico precoce e tratamento.

Em 1992 o Tracoma voltou a fazer parte de doença de notificação compulsória.

A OMS recomendou que o plano brasileiro estabelecesse como meta o ano de 2020 para eliminação da doença devido à cegueira, mas antecipa esse prazo para 2015,

Houve um mito de erradicação do Tracoma nas últimas décadas, acometendo a população mais carente e menos assistidas do país, mais isso aconteceu devido à falta de capacitação dos médicos, inclusive oftalmologistas, e a falta de contato com a doença.

A OMS tem como meta o combate desta doença como estratégica “SAFE” (S = Cirurgia corretiva de triquiose; A = Antibióticos; F = Limpeza de face; E = Saneamento/Melhoria no meio ambiente).

Assim ficam definidos como critério para de maior risco para o tracoma, crianças de 01 a 09 anos de idade e onde os piores indicadores de pobreza definido pelo IBGE.

Essas áreas serão de risco são mapeadas em todos os municípios e assim será realizado o diagnostico das situações epidemiológicas por busca ativa nas áreas hiperendêmicas, existem também parceria do PSE (Programa de Saúde Escolar) que através da educação em saúde, com o objetivo de integrar esforços na promoção da melhoria da higiene facial e na saúde da população escolar e medidas de abastecimento de água (saneamento).

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/plano_integrado_acoes_estrategicas_2011_2015.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com