TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Blocos que interferem ou impedem o objetivo final da comunicação

Ensaio: Blocos que interferem ou impedem o objetivo final da comunicação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Ensaio  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

Alguns funcionários de uma grande montadora de veículos foram chamados para uma reunião em que deveriam discutir o processo de implantação de um certificado de qualidade. Cada funcionário era de um grupo representativo da empresa. Após muita confusão, ao término da reunião, alguns funcionários comentaram que não entenderam nada do que se foi dito e que não sabiam explicar o que não tinham entendido. Possivelmente, aqui temos um problema com ...

a) feedback

b) sinais

c) repertório

d) meio

e) canal

0,2 pontos

Pergunta 2

Sabemos que a comunicação se dá de várias maneiras e é um assunto muito amplo e que a todo o momento temos de avaliar “o que é comunicação”, “como ela acontece”, “aqui aconteceu ou não” ou "eu me comuniquei bem ou mal”.

Sabemos que temos ferramentas que fazem-na acontecer ou não. Além dessas ferramentas, temos os bloqueadores que interferem ou impedem que a comunicação atinja ao seu objetivo final que é o de fazer uma mensagem sair do emissor e chegar ao receptor com nitidez, clareza, coerência etc.

Nos casos abaixo, quais deles consideramos que houve o que chamamos de comunicação?

Caso 1: Uma deficiente auditiva se utiliza da LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para atender os clientes de uma loja de móveis.

Caso 2: Uma deficiente auditiva não se utiliza da Libras, mas escreve em folhas de sulfite o que ela está fazendo em seu trabalho durante uma reunião para que todos entendam-na.

Caso 3: Você trabalha em uma empresa que acaba de contratar um deficiente visual para o escritório, mas como ele não conhece o caminho, você se aproxima e pede para que ele se apoie em seu braço ou ombro para chegar até o escritório.

Caso 4: Um professor de Língua Portuguesa leciona em uma escola onde em uma das salas tem um aluno deficiente auditivo que está sentado na primeira carteira, perto da mesa do professor, para poder fazer leitura labial de tudo o que é falado em aula. O professor pede para um dos alunos ler um texto. Esse aluno lê do seu lugar na última carteira de uma das fileiras.

Caso 5: Uma multinacional, por lei, contratou vários deficientes para trabalhar em uma de suas unidades. Os funcionários adoraram a ideia e a empresa deu cursos e treinamentos para que os novatos fossem recebidos e convivessem em harmonia com os demais.

A comunicação é mais eficiente e acontece nos casos:

a) 1,2,4,5

b) 1,4

c) 1,2,3,5

d) 2,3,4,5

e) 2,3,5

0,2 pontos

Pergunta 3

"As mensagens geralmente podem ser decompostas em unidades menores: palavras, gestos e imagens isoladas. Essas unidades menores agrupadas e organizadas recebem o nome de código. Podemos considerar essas unidades menores como as formas que representam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com