TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho acadêmico: COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

Machadinho do Oeste

2014

INÊS RODRIGUES DA SILVA

COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comportamento organizacional; Homem, cultura e sociedade; Comunicação e linguagem; Fundamentos e teoria organizacional.

Profs. Mônica Maria Silva; Wilson Sanches; Sebastião Oliveira; Karen Oliveira; Márcia Bastos.

Tutora eletrônica: Lilian Amaral da Silva souza

Tutor(a) de sala: Adilson Lopes dos Santos

Machadinho do Oeste

2014

INTRODUÇÃO

Ao realizar esse trabalho, pretende-se discutir sobre a importância da comunicação em uma organização, por que a comunicação e o meio pelo qual uma pessoa exerce influência sobre outra.

Vamos saber como funciona a comunicação no relacionamento interpessoal, conciderando que a comunicação é uma das principais base de uma empresa. Ela é muito importante no ambiente profissional.

Neste trabalho será visto que a liderança em uma empresa é importante para que o trabalho em equipe possa alcançar os resultados planejados pela organização.

Ao termino deste trabalho, será entendido que em uma organização tem que haver sempre transparência e coerência para que as regras jamais sejam quebradas, para que a empresa tenha sempre sucesso em tudo o que faz.

COMUNICAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES

Este trabalho, tem como eixo a ´´comunicação`` e sua importância nas organizações. No processo de comunicação com os investidores, os profissionais devem ter seus proprios conjuntos de metas e objetivos. A empresa deve ser estruturada de forma que os gestores tenham conhecimento e controle de seu negócio. Possibilitando assim uma disponibilização melhor de desenvolvimento e recursos da gestão na organização. Podendo assim ajudar a empresa a obter um valor justo de mercado, para poder atender melhor seus clientes. É por isso que uma das competências comportamentais mais exigidas atualmente em gestores é a capacidade de relacionar-se e comunicar-se de maneira eficiente com os mais diferentes tipos de pessoas. Porém, a forma de comunicar-se com cada indivíduo não tem como ser padronizada. Há profissionais objetivos, que gostam de explicações curtas e claras. Outros são mais detalhistas, preferem entender a fundo o que está sendo falado para então iniciar suas atividades.

As vezes chega um momento em que é preciso deixar de fazer e começar a desenvolver lideranças interna que façam tão bem quanto ou talvez melhor. A liderança é necessária para a realização das tarefas que envolvem o trabalho em equipe e requer capacidade de orientação, treinamento, motivação e uso de autoridade. De acordo com Mintzberg Apud Maximiano (2011, p.150), ´´ [...] as habilidades de liderança estão associadas intimamente com a personalidade inata`` do indivíduo. Muito embora não haja nenhuma comprovação científica de que o indivíduo nasce com traços genéticos que lhe favoreçam o exercício da liderança.

Conforme analises realizadas define-se que: a comunicação no relacionamento interpessoal é muito importante no ambiente profissional das mais diversas areas. O desenvolvimento das relações interpessoais é fundamental, pois esse é o eixo existencial para que os individuos possam alcançar uma integração real e um rendimento efetivo em uma organização. O conhecimento desse recurso vai possibilitar que os líderes e colaboradores possam conhecer- se melhor, realizar projetos juntos, receber orientações de forma madura, interagir e alcançar melhores resultados para empresa. A excelência na comunicação interpessoal é fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes, para que possam alcançar os resultados planejados pela organização.

Em situações de trabalho compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividade predeterminadas a serem executadas bem como interações e sentimentos recomendados, tais como: comunicação, cooperação, respeito, amizade.

Frank Corrado (1994) afirma que:

´´A estratégia de comunicação consiste no plano da empresa para transmitir as notícias para seus públicos. A estratégia define quem são esses públicos; Por que é importante comunicar-se com eles; quando e onde a comunicação deve acontecer; quem é responsavel pelas comunicações; o que deve ser dito e qual é o vínculo com as metas comerciais. Porém a parte mais importante da estratégia de comunicação é o ambiente de comunicação que a administração superior cria. Para ser eficiente, a administração superior precisa liderar o planejamento das comunicações.

Saber comunicar e relacionar é a chave para obter sucesso em um mundo globalizado, para com isso obter maior eficiência e eficacia em todas as relações dentro de uma organização. O ato ou efeito de comunica-se, apesar de elementar, continua sendo um dos principais causadores de problemas nas empresas. Quando falamos em relacionamentos pessoais, as coisas são um pouco mais simples e perdoáveis, mais no ambiente profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com