TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  20/3/2016  •  Resenha  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  1.427 Visualizações

Página 1 de 5

        [pic 1]

SÍNTESE: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O FLUXO DE INFORMAÇÕES INTERNAS EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE.

NOVEMBRO DE 2014

        O estudo apresentado trás um enfoque conceitual dos recursos utilizados dentro da empresa AGROPEC em relação à comunicação nesse âmbito organizacional, realizando um estudo qualitativo com o intuito de constatar se o processo de comunicação era articulado com o planejamento estratégico da empresa.

        Os autores do estudo apresentaram a comunicação empresarial como sendo o mecanismo que interliga todas as áreas e departamentos empresariais através da transmissão das informações. Partindo dessa perspectiva pode-se compreender que só existe comunicação seja na empresa ou na sociedade apenas quando todos os envolvidos compreender a informação, ou seja, vai muito além do mero mecanismo de ouvir, é preciso que ocorra um raciocínio lógico dentro desse processo.

        A empresa relatada no estudo (AGROPEC) possui um regime com total de vinte cotas, sendo que o sócio majoritário detém 95% de capital social. A empresa utiliza-se de títulos como nota promissória, cartões, boletos bancários, e cheques, para receber e efetuar pagamentos financeiros procurou-se dentro da empresa analisar e compreender o funcionamento da rede de comunicação, os métodos, a maneira como as informações trafegam na empresa, as ferramentas utilizadas para a transmissão das informações, sua eficiência e eficácia.

        Em relação aos dados obtidos os resultados encontrados pelos pesquisadores apresenta um panorama das dificuldades que a empresa pesquisada trás em relação à eficiência e eficácia no funcionamento da rede de comunicação. Dentro dos resultados encontrados é importante salientar a discordância nas informações dadas pelo gerente e pelos colaboradores, demonstrando assim de forma acentuada a grande deficiência na comunicação da empresa, sendo que não são usadas ferramentas adequadas na transmissão das informações que trafegam ali.

        Portanto foi possível constatar que falta a criação de um planejamento estruturado dentro da própria empresa, para que haja uma rede de comunicação clara e eficaz. Dessa forma atingindo de fato o objetivo da comunicação empresarial que é a disseminação de informações, através e para pessoas, dentro de uma instituição que visa atender seu público-alvo.         Porém como relatado no estudo para que a empresa AGROPEC consiga ter uma rede de comunicação é necessário um olhar mais atento de seus gestores, compreendendo suas limitações e propondo metas para construir de fato uma rede eficaz de comunicação.

        [pic 2]

UELISON CARVALHO DA SILVA

DISSERTAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS

NATIVIDADE – TO

NOVEMBRO DE 2015

[pic 3]

UELISON CARVALHO DA SILVA

DISSERTAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS

Trabalho de complementação de carga horária apresentado ao Curso Superior em Gestão do Colégio Impacto.

Disciplina: Português

NATIVIDADE – TO

NOVEMBRO DE 2015

        Partindo do pressuposto que a comunicação é fator essencial dentro de qualquer organização ou empresa, compreende-se sua importância já que a mesma interliga todas as áreas e departamentos empresariais através da transmissão de informações. Dentro dessa perspectiva é necessário pontuar que assim como a comunicação pode oferecer agilidade e clareza se bem administrada, também pode ser o causador de grandes problemas, pois quando há a falta de comunicação eficaz dentro de determinada empresa, a mesma perde em rendimento e aproveitamento de seus colaboradores, e clientes.

        Entender o funcionamento da rede de comunicação, os métodos e o fluxo de informações na emprega, possibilita aos empresários e demais envolvidos no mundo empresarial, estabelecer o perfil global de sua própria organização ou empresa. A comunicação empresarial é de extrema importância para as organizações, pois visa passar informações, tomadas de decisões e desenvolver relacionamentos que integram e coordenam todas as partes.

        Compreendendo que a comunicação empresarial deixou de ser colocada como um fator que apenas estabelecia elos de relacionamento entre o emissor e o receptor, e reconhecendo que a comunicação nas empresas vai muito mais além que isso, assim a comunicação deve ser utilizada para estimular, motivar e melhorar a imagem da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (66.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com