TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRISE DE ÁGUA: COMO SUPERAR

Por:   •  17/2/2016  •  Ensaio  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

CRISE DE ÁGUA: COMO SUPERAR

Alunos: Erick Leandro e Suelen Alves

INTRODUÇÃO

Desde 2001 os estados do sudeste vinham sendo avisados sobre a falta de água que iria ocorrer em 2015, porém, os líderes de estado não deram ouvidos, achando que era apenas alguns dados irrelevantes, então os reservatórios de água secaram, desde então o país veio enfrentando crises de água e energia.

Persuasão: No último ano os meios de comunicação espalharam medidas de conscientizar a população sobre a falta de água e energia através de campanhas em jornais, documentários e outdoor pelas cidades.

Confiança: é que o brasileiro pensava que a água do país era infinita, por isso o consumo de água era abusivo e foram feitos projetos em 2015 para fazer as pessoas entenderem porque de racionamento de água.

Retórica: Tentamos induzir as pessoas a economizarem e reaproveitarem a água da chuva criando reservatórios e fontes de energia alternativas, como a eólica. Lembrando-as sobre a crise por causa do consumo excessivo.

Então, as medidas acima citadas, juntas formam a proposta final para todo o trabalho feito de 2015 até 2016 para reestabelecer a distribuição de água e energia do país, além de que iremos propor outras maneiras de reutilizar água de rios poluídos.


OBJETO

O brasileiro estava muito acostumado em ter tudo em abundancia, não poupávamos recursos achando que seriam infinitos, mesmo sendo avisado previamente por um antigo funcionário da ANA (Agência Nacional das Águas) em 2001, porém, nos últimos anos viemos desperdiçando muito a água, causando, grande impacto ambiental e desmatando florestas onde se encontravam várias nascentes de afluentes que desaguavam nos principais rios do sudeste.

Vários estados brasileiros já vinham sofrendo com a falta de água, porém, em 2015 o sudeste, onde passam os rios que abasteciam as principais hidrelétricas do país, teve seus reservatórios praticamente secos, foi então decretado racionamento de água e elevação de tarifas caso haja aumento de consumo, inclusive na energia. As mídias resolveram fazer projetos para conscientizar a população a economizar tanto água, como energia, para que não aumentasse a crise do país, além de economizar no bolso também, esse último foi o principal assunto abordado, pois é o que mais chama atenção do consumidor.

Na época foi feita uma entrevista exclusiva do Fantástico com o Ministro de Minas e Energia (MME), onde ele explicava as medias de reutilização de água, como iriam ocorrer a limpeza de rios poluídos (no qual utilizaram o mesmo método usando em Londres (UK) no rio Tamisa), para poder distribuir a água dos mesmo para a população, além de medida de procurar outros métodos de geração de energia limpa (como a eólica e solar) para retirar a sobrecarga das geração por hidrelétricas.

Foram publicados em outdoor, espalhados pelas principais cidades do país, gráficos e imagens dos países que mais desperdiçaram água nos últimos 10 anos, onde o Brasil encabeça a lista.

Houve também a exibição em cinema de documentários em forma de filme onde eram entrevistadas pessoas que sofrem com a seca há muito mais tempo, os nordestinos, onde mostrava as dificuldades de viver no sertão árido e como lidavam com a pouca água e como faziam para não ficarem sem na época da seca.


FECHAMENTO

Nossa intenção com a entrevista com o Ministro de Minas e Energia (MME), com a publicação foi de mostrar que há outra formas de utilizar água e energia, sem ter que sobrecarregar tanto alguns aspectos. A companha de outdoor para mostrar que, por termos tanta água, somos os que mais gastamos a mesma e que deveria ser ao contrário, tentamos mostrar que quanto mais se tem, mais se desperdiça. Com os documentários em forma de filmes, procuramos fazer com que as pessoas se espelhassem nos sertanejos e utilizassem várias de suas ideias para economizar água e ajudar na crise que o país está enfrentando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com