TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

IBECEC – INSTITUTO BRASILEIRO DE ESTATÍSTICA, CULTURA, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO

PROFESSOR: ELBIO CARVALHO

MARCELA RAMOS SILVA

ATIVIDADE 01

Em um busca de um sonho

Corajoso, alegre e polêmico, são as características básicas de um jovem que saiu da zona rural de Caxias para as telinhas do Brasil. Ricardo Rodrigues de Matos nasceu em 17 de maio de 1989, filho dos lavradores Manoel Divino e Maria da Conceição, uma família simples e humilde do Povoado Baú, cerca de 30 quilômetros do centro de Caxias, que buscava sua sobrevivência na roça. Filho único Ricardo sempre foi o xodó da casa, criado em meio a muito amor e carinho, mas também como disciplina. Toda sua base estudantil foi na Escola Municipal Marly Sarney Costa, no Povoado Baú, um aluno aplicado e dedicado aos estudos e que mostrava um diferencial, a paixão pela locução, desde cedo brincava com seus colegas de ser locutor e sempre que ouvia a rádio Veneza FM, a única que na época chegava a zona rural, imitava os locutores e dizia um dia estarei nessa rádio e vocês irão me ouvir aqui.   [pic 1]

        Como a escola da comunidade não oferecia ensino médio, em 2008, Ricardo veio morar com os avôs na zona urbana de Caxias onde inicio os estudos no Centro de Ensino Cônego Aderson Guimarães Júnior. Ao decidir continuar seus estudos na cidade, Ricardo estava determinado a conseguir um emprego e assim ajudar seus pais que ficará na zona rural. A escola que Ricardo começou a cursar o ensino médio era na mesma rua do local que um sempre sonhou em trabalhar o Sistema Veneza de Comunicação que na época era composto pela Rádio Veneza FM e a TV Band Caxias, em uma de suas caminhadas até a escola decidiu parar na empresa e perguntar se ali eles não estavam precisando de um locutor, para sua felicidade o diretor da rádio Roberth Soares, estava sem locutor em um dos horários e pediu pra que ele fizesse um teste, nervoso Ricardo aceitou e ao entrar naquele local ficou maravilhado e pensou consigo mesmo essa é minha chance não posso perder. E não perdeu Roberth gostou da voz do rapaz de 19 anos e o contratou para trabalhar na empresa, assim Ricardo passou a incorporar o quadro de funcionários de uma das maiores empresas de comunicação do interior do Estado. Ricardo encantou o público com sua voz grave e encantadora, seu programa era líder de audiência no horário. Mas sua força de vontade e determinação fez com que o jovem tivesse a oportunidade de trabalhar também na TV do grupo, a Band Caxias. Ricardo passou a apresentar um quadro esportivo no extinto programa Bom dia Caxias, seu desempenho foi espetacular e não demorou muito seu talento foi reconhecido e o jovem começou a produzir reportagens para os telejornais da emissora. Nesse mesmo ano Ricardo conheceu o grande amor de sua vida a também recém contrata Soyara Almeida, foi amor a primeira vista, após várias investidas Ricardo conquistou o coração da moça com a qual é casado hoje e tem um filho, o Ricardo Júnior de 2 (dois) anos, antes disso o jovem já havia tido um relacionamento do qual nasceu sua filha Ana que hoje tem 6 (seis) anos.

 Em 2009 veio sua grande chance no jornalismo caxiense Ricardo Rodrigues foi convidado para assumir o Programa diário Caxias em Opinião, na época exibido de segunda a sexta em horário nobre das 13:00 as 14:00h. O programa se tornou líder absoluto, a coragem com que denunciava os desmandos da prefeitura de Caxias fez com que Ricardo conquistasse o carinho da população. Mas sua história na comunicação saiu das fronteiras caxienses, em 2010 o jovem ao tentar entrevistar um vereador da cidade foi agredido e teve a oportunidade de participar ao vivo do Programa Brasil Urgente da Rede Bandeirantes, e no link contou e mostrou como tudo aconteceu. A participação foi um marco em sua carreira, de Caxias para o Brasil inteiro. Depois disso sua história no jornalismo só cresceu, Ricardo Rodrigues passou a ser oficialmente o repórter de rede e responsável por enviar matérias a nível nacional. Dezenas de reportagens produzidas pelo jovem jornalista foram exibidas para todo o país. Nesta mesma época Ricardo começou seu curso de Direito e também assumiu a direção de jornalismo da emissora, mas nunca abandonou suas raízes do povoado Baú, todo final de semana Ricardo estava na zona rural visitando a família e amigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (356.9 Kb)   docx (283.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com