TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Empresarial

Por:   •  13/9/2016  •  Monografia  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE METROPOLITANA DE GUARAMIRIM - FAMEG

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA

DIRCEU ROWEDER

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

PROFESSORA:

ZAIRA CHIODINI PEDRI SCHOENHERR

GUARAMIRIM

SETEMBRO 2015

1.0        COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

        Neste trabalho vamos falar sobre a comunicação empresarial em uma empresa do segmento têxtil, em identificação. Se portfólio é muito vasto, como por exemplo: fitas, etiquetas, tags, cadarços, tecido jacquard, adesivos, transfers, metais, lacres, RFID, embalagens e produtos especiais. Possui várias unidades produtivas e escritórios comerciais pelo mundo. Para atender a demanda de pedidos é preciso estar bem estruturado, para isso conta com uma unidade de beneficiamento têxtil, é neste cenário que vamos falar sobre comunicação empresarial, seus componentes: emissor, mensagem, receptor, canal de comunicação, código e ruído.

Nos dias de hoje, temos um cenário comercial imprevisível, onde os números mostram uma situação crítica de forma geral, e é nesse momento que as empresas precisam estar bem administradas.

Quando falamos dos profissionais que formam uma empresa a situação é ainda mais decisiva, pois uma falha repetitiva em um processo produtivo pode ser fatal na visão de um cliente.

2.0        IMPORTÃNCIA DA COMUNICAÇÃO

        

        Abaixo temos o fluxograma (figura 1) do processo produtivo da empresa de beneficiamento têxtil, logo podemos ver que o caminho que um pedido percorre não é longo, porem há pouco tempo para produzi-lo, pois este caminho é apenas uma parte do pedido final. O tempo médio para entrega de um pedido final na empresa de etiquetas é de quinze dias. A divisão de beneficiamento possui três dias para entregar o matéria-prima beneficiada, na cor conforme o pedido final.

        

Neste processo produtivo existe um processo de comunicação:

  • EMISSOR - aquele que envia a mensagem;

Este personagem é muito importante para o sucesso do processo produtivo, pois é ele que dá início a qualquer processo ou informação. Precisa escolher o canal de comunicação mais adequado ao contexto, ser claro, objetivo e descrever as informações sobre qualquer assunto de forma que o receptor consiga captar a mensagem de forma fácil. Exemplos deste componente do processo de comunicação podemos ver no fluxograma (figura 1) Unidade Criciúma, Unidade Blumenau, Unidade Eusébio.

  • MENSAGEM - assunto a ser transmitido, que deve relatar com clareza o trabalho realizado e seus resultados;

No processo empresarial a mensagem é muito importante, podendo gerar lucro, atingir metas, ou até mesmo prejuízo para a empresa. Para isso precisa ser tratada de forma clara, direta e na hora certa, e acima de passar a mensagem, certificar-se da veracidade da mensagem. Um exemplo deste componente do processo de comunicação seria a Ordem de produção (figura 2) e Receita de tingimento (figura 3).

  • RECEPTOR - aquele que capta e decodifica a mensagem;

Este personagem, é muito importante neste processo, pois é ele que executa dentro do ciclo produtivo. Precisa estar capacitado para compreender a informação recebida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (584.9 Kb)   docx (835.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com