TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação como meio de êxito entre o discurso e a prática

Pesquisas Acadêmicas: Comunicação como meio de êxito entre o discurso e a prática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 7

1- INTRODUÇÃO

No atual cenário do mercado empresarial, temos percebido que as lideranças precisam se adequar constantemente para atender a evolução e necessidades de seu público alvo.

Infelizmente na ânsia de transparecer ser a “empresa perfeita”, exageram em um discurso que na maioria das vezes não se alinha à prática.

Quando as promessas não são cumpridas, um componente essencial da fidelização é comprometido: a credibilidade. Uma vez que tal componente está ligado ao compromisso assumido pela empresa diante do público em geral.

Se a empresa reiteradamente não cumpre o que promete está fadada a perder seu consumidor. Segundo Ao perder um cliente, não se perde somente uma venda mas potencialmente uma vida inteira de vendas. Considerando que pode ser muito dispendioso conquistar um cliente por meio de propaganda e outros custos de marketing possivelmente represente uma surpresa o fato de algumas empresas o tratarem com tanta relevância, como afirmam Frances e Roland Bee (2000, p. 13, apud Rocha, p.34).

Essa breve produção textual tende a esclarecer a importância da comunicação para que de fato haja um alinhamento entre discurso e prática , visando estabelecer a credibilidade da organização perante os consumidores.

2- DESENVOLVIMENTO

A comunicação é um processo contínuo e dinâmico que a grosso modo consiste me transferir informações do locutor para seu interlocutor. A comunicação pode ser considerada requisito social básico, pois é através dela que é possível a vida em sociedade. A troca de informações em todos os ambitos sociais, somente é possível pela e existência da comunicação.

Resgatando o termo em sua etimologia Marques de Melo (1975, p. 14) lembra que “comunicação vem do latim ‘communis’, comum. O que introduz a ideia de comunhão, comunidade”.

Na sociologia, quando Menezes (1973, p.147) propõe que o processo de comunicação poderia ser considerado como fundamento da vida social: “Com efeito, num plano lógico de consideração dos fatos, o processo da comunicação humana poderia ser encarado como o fundamento da vida social e não o contrário, conquanto do ponto de vista da natureza ou da estrutura de tais fenômenos os dois se manifestam deforma nitidamente inseparáveis e mais que isso, interdependente.”

Pesquisa realizada pelo psicólogo americano e professor emérito da Universidade da Califórnia – UCLA, Albert Mehrabian, constatou que as formas de comunicação não - verbais, feitas através de: gestos, postura corporal e contato visual, são 55% mais impactantes do que outras formas de comunicação, por ser uma forma universal de relacionamento entre as pessoas.

Ainda segundo Mehrabian - 38% do impacto da comunicação reside em nosso Tom de voz e apenas 7% nas Palavras propriamente ditas. Desenvolver as habilidades de comunicação não-verbal e verbal, portanto, é essencial para potencializar os resultados e construir harmonia nas relações interpessoais. Na maioria das vezes imaginamos que a apresentação e a comunicação estão relacionadas apenas às palavras enunciadas, porém na verdade quase sempre tem mais a ver com a nossa postura em relação a um interlocutor.

Tendo como parâmetro estatístico acima referido que as pessoas lembram apenas 7% das palavras propriamente ditas, imperioso se faz uma linguagem enxuta, objetiva. Saber que 38% do impacto da comunicação reside no tom de voz, é patente a importância de adequar esse tom a cada situação apresentada, por fim temos que 55% do impacto causador advém do postura corporal, é necessário mais atenção em como demonstrar comprometimento e entusiasmo.

Segundo CHIAVENATO, as habilidades, humanas estão relacionadas com o trabalho com as pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. As habilidades humanas estão relacionadas com a interação com as pessoas. O desenvolvimento de cooperação dentro da equipe, o encorajamento da participação, sem medos ou receios, e o envolvimento das pessoas são aspectos típicos de habilidades humanas.

A comunicação interpessoal é o método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas, verbal e não verbal. Para se obter êxito, o emissor deverá conhecer seus pontos fracos e fortes, conhecer seu receptor e suas necessidades, ter atitudes que inspirem confiança e credibilidade, saber ouvir, criar um clima de cooperação entre as partes.

No desenvolvimento das pessoas no contexto organizacional depende do relacionamento interpessoal, aguçado pela comunicação que conseqüentemente interfere na motivação dos colaboradores, pois ela funciona como uma ferramenta de auxílio nesse processo.

Vê-se que a capacidade de comunicação interpessoal é o ponto de maior importância para os relacionamentos entre pessoas e equipes. “Os conflitos, que podem aflorar entre os membros de um grupo, simplesmente pelo convívio do dia-a-dia corporativo. Uma melhor comunicação, entre os indivíduos, poderá diminuir consideravelmente a incidência negativa deste sentimento, tornando possível que se manifeste de forma construtiva.”

Devido a inúmeras mudanças na gestão de recursos humanos no atual cenário mundial em função da necessidade das empresas em inovar e aumentar a sua capacidade competitiva e enfrentar a concorrência.

Sabemos que o discurso da empresa tem que haver efetiva realização em suas atividades práticas, para que a credibilidade para com o público. Ocorre que nem sempre tal conduta é atendida, em seus discursos as organizações apresentam uma faceta ética e exemplar, porém na prática isso pode ser diferente.

Essa incoerência entre discurso e prática estimula uma séria de reações negativas, diminuindo a satisfação e confiança dos colaboradores, prejudicando e muito a imagem da empresa.

Podemos tomar como exemplo a empresa BRASKEN, que preza o estreitamento de laços entre a equipe de comunicação com as demais áreas da organização,visando uma comunicação harmoniosa. Usando ferramentas tais como a publicação bimestral de revista com notícias sobre a empresa, relatório de administração contendo balanço anual e estratégias de curto a médio prazo. Objetivando que a comunicação seja de forma precisa e eficiente.

O discurso empresarial tem que ser pautado e exercido primeiro no âmbito da empresa, pois muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com