TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico Ava

Por:   •  8/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este artigo tem por objetivo apontar os principais aspectos e as transformações da economia brasileira ao longo do século XX. Durante esse período o Brasil foi marcado por grandes mudanças estruturais. O estudo aqui apresentara medidas modernizantes de governos que foram utilizadas nesse período, como a implantação do plano de metas, planos de estabilização econômica, que possibilitaram avanços mas também trouxeram alguns problemas deixando sequelas na economia brasileira. Também serão apresentados as principais ações econômicas que marcaram os governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Regime Militar e de Itamar Franco. Portanto através de pesquisas bibliográficas e artigos científicos serão apontados logo ao fim deste trabalho os legados positivos e negativos dessa trajetória em todo o desenvolvimento econômico e informações de como eles auxiliam ou atrapalham na inserção de nosso país no contexto cenário internacional contemporâneo.

DESCRIÇÃO DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

  1. – Era Getúlio Vargas

Pela segunda vez em 1951 a 1954 Getúlio Vargas volta a administrar o Brasil e com isso marcando seu governo novamente com modificações importantes na sociedade e na economia do país. Ele adotou medidas de defesas no setor cafeeiro sem recorrer a empréstimos para dar propor uma sustentabilidade à economia expandindo o crédito e a base monetária fazendo com que a moeda fosse desvalorizada e acabando por controlar as operações cambiais, portanto ajudando assim em uma rápida recuperação na economia brasileira. Também em seu governo autorizou o governo federal a intervir na dominação econômica para assegurar uma livre distribuição de produtos que seriam necessários ao consumo do povo. Criou Câmbio múltiplo e os leilões, deu liberdade à imprensa, criou também o Banco Nordeste, o Instituto Brasileiro do Café onde foi extinto em 1990, houve a criação da Petrobrás e a carteira de comércio exterior do banco do Brasil. Logo ao final de seu governo o país se encontrava com sua economia em 8º lugar no mundo, sendo assim transformando a economia em uma indústria diversificada onde a burguesia industrial ganhara a união sobre a sociedade, o campo se tornava moderno através do ponto de vista capitalista e o acúmulo urbanos haviam se formado.

  1. – Era JK

Eleito em 1955 juntamente com o vice-presidente João Goulart. Já em seus primeiros anos de mandato, a situação política havia tomado certas situações como a tentativa de golpe da União democrática Nacional e dos militares rapidamente JK colocou em ação o plano de metas e iniciou a construção de Brasília transferindo assim a capital do Brasil que estava na cidade do Rio de Janeiro para o Planalto Central. Uma de suas ações principais era o plano de metas que tinha por objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, onde teria certas medidas que atingiriam o desenvolvimento econômico em vários setores.

O desenvolvimentismo econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK priorizou o investimento nos setores de transportes e energia, na indústria de base (bens de consumos duráveis e não duráveis), na substituição de importações, destacando a ascensão da indústria automobilística, e na Educação. Para JK e seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social gerando riquezas e desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia. Sendo assim, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50 anos em 5”.  

Fonte: Brasil Escola

O mandato de JK ficou conhecido como o mais expressivo crescimento da economia brasileira onde obteve por tema “Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo”. Para que todo seu plano viesse a dar certo ele teve de apoiar a entrada de multinacionais e transnacionais para o Brasil, porém como consequência aconteceu um agravamento na inflação, transformando assim a abertura da economia ao capital estrangeiro onde as empresas passaram a controlar os setores industriais da economia do Brasil.

  1. - Regime Militar

Nos anos 1964 a 1985 estabeleceu-se em nosso país os chamados governos militares ou governos do regime militar brasileiro onde o Brasil encontrava-se mergulhado em uma de suas piores crises logo nos primeiros meses do ano de 1964. Entre os anos 1969 e 1973 já foram marcados por um forte crescimento da economia no país, nesta época chamada de Milagre econômico Brasileiro onde se relacionava ao rápido crescimento econômico pelo qual o Brasil estava passando.

Porém apesar de todo alvoroço pelos benefícios desses período haviam aspectos negativos também como uma inflação elevada, aumento na dívida externa fazendo com que esta dívida prejudicasse o Brasil nos anos futuros onde se criou uma dependência aos credores e ao Fundo Monetário Internacional(FMI) e apesar do grande salto na economia neste período, não houveram distribuições de renda aumentando assim as desigualdades sociais no país. Logo então o crescimento econômico brasileiro começou a diminuir em 1974 com uma crise mundial provocada pelo aumento do petróleo no mercado mundial afetando assim a economia brasileira. Finalizando-se assim com entre os anos 1974 e 1979 uma diminuição de empregos e a massa salarial.

  1. - Itamar Franco

Após a renúncia de Fernando Collor, assume-se então Itamar Franco onde deixou como seu maior legado a estabilidade na economia brasileira conseguida com o Plano Real. O objetivo desse plano era a criação de condições para enfrentar a inflação principalmente pelo controle cambial e ainda garantir boas condições para um devido investimento de capitais estrangeiros afim de recuperar a economia brasileira.

A partir então de 1994 entrava em vigor o real. Através destas medidas houve um maior controle na inflação, um aumento do investimentos de capital estrangeiro e uma maior abertura da economia às importações inserindo-se o Brasil no contexto da globalização econômica e dando um novo impulso às medidas neoliberais onde nos governos futuros seriam adotadas.  

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em toda a trajetória econômica do Brasil encontramos grandes reviravoltas do país onde alguns governos simplesmente destruíram com a economia brasileira, mas também tivemos bons anos de “vacas gordas” mas que por culpa de uma má gestão brasileira e escolha do povo brasileiro em eleições acabaram com planos que poderiam ter transformado pra melhor nossa economia.

Portanto para uma melhor inserção do país no cenário internacional contemporâneo deve-se primeiro resolver os desafios internos, o mundo tem sido bastante generoso para com o Brasil onde o comércio mundial tem permitido saldos positivos nesse terreno competitivo. Se o Brasil não foi a frente com sua economia foi por que a política econômica tomou decisões erradas e acabou retirando a competitividade de empresas brasileiras que eram vinculadas ao comércio exterior. Enfim conclui-se então que o Brasil ainda sim possui uma capacidade limitada para influenciar o cenário internacional, ou seja o país necessita de maiores alavancas políticas para construir uma força própria em seu plano global.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (341.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com