TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Políticos, poder legislativo e processo legislativo

Por:   •  19/6/2018  •  Resenha  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

JOÃO VITOR MARCOLINO

PRODUÇÃO DE UM TRABALHO SOBRE

“Direitos políticos, poder legislativo e processo legislativo”

Trabalho desenvolvido para disciplina de Introdução ao Direito, para obtenção de nota parcial do primeiro bimestre.

Professor: Aldair Casagrande

PATO BRANCO - PR

2018


CONCEIÇÃO, A. d. & SOUZA, P. M. (Março, 2013). A contabilidade Gerencial nas micro e pequenas empresas como instrumento de gestão. Revista Eletrônica da Faculdade José Augusto Vieira.

 O artigo “A contabilidade gerencial nas micro e pequenas empresas como instrumento de gestão” foi um artigo publicado na Revista Eletrônica da Faculdade São José Augusto Vieira em março de 2013 e tem como autoras Aline e Melo Conceição e Priscila Martins Vieira Souza que tiveram como professor orientador o Esp. Paulo Siqueira. As autoras viram que milhares de empresas nascem durante e, em contrapartida, milhares de empresas encerram suas atividades nesse período e as micro e pequenas empresas são as que mais contribuem nessa estatística, pois, a grande maioria, inicia suas atividades sem nenhum tipo de planejamento e isso acaba as enfraquecendo diante do mercado que a cada ano que passa é mais competitivo. E, em função disso, as autoras tem como objetivo, demonstrar a importância da contabilidade gerencial nas micro e pequenas empresas, fazendo que com a sua utilização seja possível tomar decisões mais seguras e precisas, aumentando, assim, a probabilidade de sucesso no negócio.

Segundo autoras, o que define uma micro ou pequena empresa? De acordo com a lei n°123/06, a microempresa é caracterizada a partir da receita bruta do empresário, da pessoa jurídica, ou a ela equiparada, em cada ano-calendário, receita bruta igual ou inferior a R$240.000,00, já as empresas de pequeno porte, a renda bruta é superior ao limite das microempresas e é inferior a R$2.400.000,00. Essas empresas, na sua maioria, são administradas por pessoas que não possuem nenhum tipo de formação contábil ou de gestão de negócios, fazendo com que a taxa de mortalidade delas seja alta, apesar de representarem 98% das empresas do país, segundo o SEBRAE.

A ciência contábil tem diversas especificações, entre elas está a contabilidade gerencial a qual é utilizada para gerar informações e a partir dessas informações tomar decisões.

As autoras citam (IUDICBUS, 1998)

“A contabilidade gerencial tem um sentido mais profundo, está voltado única e exclusivamente para a administração da empresa, procurando suprir informações que se “encaixam” de maneira válida e efetiva no modelo decisório do administrador.”

A administração de uma empresa pode ser comparada à uma construção, onde o que sustenta essa obra são diversos pilares e assim sendo, a administração conta com diversos pilares e um


eles são os sistemas de informação pois reúnem funções e processos que possibilitam o planejamento, coordenação e controle, esses sistemas são divididos em dois grupos, (SOUZA, 2008) os dividiu e caracterizou da seguinte maneira “o primeiro processa dados ligados às atividades operacionais tais como: áreas de estocagem, vendas, compras, despesas, custos e que permitem o funcionamento do empreendimento. O segundo serve de apoio a gestão dando ênfase a aspectos econômicos e financeiros relacionados com a gestão estratégica organizacional. Complementa afirmando que primeiro atende as operações rotineiras das principais áreas para depois atender a gestão.” Porém, aplicação dos sistemas para as pequenas empresas não é uma tarefa fácil pois, muitas vezes, a burocracia demanda um nível elevado e paciência. As autoras citam um livro (PEREZ Jr, OLIVEIRA, & COSTA, 2008) onde citam os principais benefícios de se utilizar as informações dos sistemas gerenciais, como a redução de custos operacionais, a rapidez na tomada de decisão, a tomada antecipada de decisão e a melhoria no resultado econômico, financeiro e operacional.

As autoras subdividiram e comentaram as diversas ferramentas da contabilidade e a primeira foi a análises das demonstrações contábeis, que é uma ferramenta que faz com que haja eficácia na entidade pois possibilita a transformações de dados que estão na forma de números em relatórios específicos que são capazes de ter um conhecimento geral das informações da empresa. Esses relatórios, ao longo do tempo, se tornaram indispensáveis para a tomada de decisão, pois, após analisa-los o gestor tem uma visão mais clara de quais decisões deveriam ter sido tomadas e não as fizeram.

Após isso, as autoras comentam sobre a contabilidade de custos, que é classificada como “...as atividades de coleta e fornecimento de informações para as necessidades de tomada de decisões de todos os tipos, desde as relacionadas com as operações repetitivas até as de natureza estratégicas, não repetitivas, e, ainda ajuda na formulação das principais políticas das organizações.” (LEONE, 2000). As estratégias que aumentam a eficácia a gestão operacional, podem ser programadas mais facilmente se houver um controle de custos bem definido e isso faz com que melhore o poder de negociação com fornecedores e torna o preço do produto menor, fazendo assim, um preço que seja competitivo diante do mercado de concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (62.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com