TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O CONSUMISMO NA INTERNET ENTRE OS JOVENS DE 15 A 25 ANOS”

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA

CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITACÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

“EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O CONSUMISMO NA INTERNET ENTRE OS JOVENS DE 15 A 25 ANOS”

ÍCARO RAPHAEL

LOUISE PASSOS

THIAGO DA SILVA

FEIRA DE SANTANA- BA.

2014

ÍCARO RAPHAEL

LOUISE PASSOS

THIAGO DA SILVA

“EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O CONSUMISMO NA INTERNET ENTRE OS JOVENS DE 15 A 25 ANOS.”

Projeto de Pesquisa como requisito parcial do Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na faculdade Anísio Teixeira da disciplina de Metodologia da Pesquisa em Comunicação do segundo semestre.

Orientador: Prof. Me. Evandro Rabello

Feira de Santana - BA

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO ---------------------------------------- 04

2. JUSTIFICATIVA ----------------------------------------------------------------------------------- 05

3. OBJETIVOS ---------------------------------------------------------------------------------------- 06

      3.1 GERAL ---------------------------------------------------------------------------------------- 06

      3.2 ESPECÍFICOS ------------------------------------------------------------------------------ 06

4. METODOLOGIA DA PESQUISA ------------------------------------------------------------- 07

5. QUESTIONÁRIO EDF I--------------------------------------------------------------------------- 08

6. QUESTIONÁRIO EDF II ------------------------------------------------------------------------- 09

7. CRONOGRAMA ----------------------------------------------------------------------------------- 10

REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------------------------------- 11

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

A educação financeira hoje, é um dos ensinamentos mais importantes para os Jovens consumidores. “Em um país onde o hábito de educação financeira não faz parte da realidade de seus habitantes, somado a isso a mídia que aproveita da vulnerabilidade da criança visando a formação de novos consumistas” (Souza, 2012). No ensino, ela pode ser uma grande ferramenta que se aplicada desde cedo se podem construir relações equilibradas com o dinheiro. O consumismo de compras pela internet entre os jovens de 15 a 25 anos tem aumentado significamente.

Pesquisa da ONU mostrou que os brasileiros ficaram em primeiro lugar no ranking desse quesito, a frente dos franceses, japoneses, argentinos, e etc. Outra pesquisa feita pelo IBGE aponta que, atualmente, milhões de jovens brasileiros estão no vermelho, à maioria pelo uso inadequado dos cartões de crédito e débito, que já pode ser oferecido para uma criança de 12 anos.

Enquanto muitos se comportam como consumistas, há outros que se preocupam com o dinheiro e com o meio-ambiente na hora de fazer suas escolhas. Há dois tipos de consumidores, os consumistas e os consumidores conscientes. Os consumistas são mais impulsivos, veem um sapato bonito e já querem comprar sem pensar, além do que pela internet ele não precisa sair andando pela loja para encontrar o certo.

Muitas vezes o consumo é estimulado por propagandas que convencem o consumidor a procurar e obter o produto de qualquer forma. Mas nem sempre o preço condiz com o orçamento, sendo assim a maioria dos jovens procuram em sites de vendas e trocas, como o Mercado Livre, um preço que se encaixe. Mas, na procura de um produto, o consumista sempre acha outro, por conta das palavras-chave, inusitado ou engraçado como um telefone na forma de um vaso sanitário, atraindo-os.

O jovem querer sempre mais é normal, o limite precisa ser definido e aprimorado, afinal eles são o futuro da nossa nação, e não queremos um futuro cheio de dívidas. “Quando o indivíduo tem as finanças em ordem, ele toma decisões e enfrenta melhor as adversidades. E isso ajuda não só na vida financeira, mas também nos aspectos familiares.” (Rocha, 2008). Nesse sentido, ao ensinar uma criança a lidar com dinheiro desde pequena, quando adulta terá maiores chances de aprender a administrar o seu salário, a sua vida.

2. JUSTIFICATIVA

A motivação deste projeto justifica-se pela velocidade com que o consumismo vem aumentando, devido ao mundo de hoje das pessoas sempre estarem conectadas à internet em redes sociais, usando-a no trabalho, no dia-a-dia ou simplesmente para se reunirem em grupos virtuais de conversas e até grupos de vendas e trocas. Hoje, especificamente, são criados com um único intuito de reunirem pessoas que partilham o mesmo interesse por produtos eletro, eletrônicos, roupas, e etc. “No Brasil, a educação financeira é algo que pode ser considerado novo para a maioria.” (SOUZA, 2012).   

“A Educação Financeira não consiste somente em aprender a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro.
É muito mais que isso. É buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e ao mesmo tempo obter uma garantia para eventuais imprevistos
. (Minhas Economias, 2014)

Não é hábito dos brasileiros fazer planejamentos financeiros, falar sobre dinheiro, principalmente com as crianças.
O dinheiro é de grande importância. E te ensina rapidamente a gastar, mas não te ensina a obter nem tão pouco manter. O Brasil, nos últimos anos, vem atraindo cada vez mais empresas principalmente no mercado eletrônico, devido às vendas de Smartphones celulares e consoles que vem crescendo. Na maioria dos casos as empresas iniciam suas gerações sem um planejamento de marketing adequado para o mundo virtual. Com isso, elas buscam traçar um perfil do consumidor, baseados em fatores culturais e de comportamento de compra, com nível de escolaridade superior e realizador de compras pela internet. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com