TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Internet e os jovens contemporâneos

Seminário: A Internet e os jovens contemporâneos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Seminário  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

A Internet e os jovens contemporâneos

Muito se sabe que ela surgiu com o intuito de melhorar nossas vidas, de facilitar nosso trabalho, nossa relação interpessoal, entre outros benefícios, porém, o uso inadequado da internet, principalmente pelos jovens, pode acarretar sérios danos, tanto para a saúde mental como física, desses que são os maiores utilizadores dessa ferramenta.

Á quem caberia inicialmente, essa missão de orientar os jovens para um uso racional da internet, um uso mais proveitoso e sadio? Pela proximidade, e controle que os pais “deveriam” ter sobre seus filhos, caberiam a eles, inicialmente, essa fiscalização, educação, controle e orientação, do que o seu filho vê, com quem ele conversa, o que ele faz, o momento e o tempo de utilização do computador. Porém, nos dias de hoje, em que na maioria das famílias, tanto a figura paterna quanto a materna, passam a maior parte do dia ausente de casa, em seus trabalhos, pouco tempo lhes restam para observar e educar seus filhos. E longe dos olhares dos pais, eles ficam a mercê das inúmeras tentações que a internet os oferece, que vão desde jogos, hás redes sociais, ocupações essas que são as favoritas dos jovens.

Inúmeros são os fatores que contribuem para esse ciclo vicioso, eles vão além do que os nossos olhos podem enxergar, assim como a falta de orientação para um uso adequado da internet, a violência e a falta de segurança pública também tem sua participação. Mas, o que teria a ver a falta de segurança pública com o uso desenfreado da internet pelos jovens? Acontece que, dificilmente se veem jovens e crianças conversando e brincando nas ruas como antigamente, os pais preferem vê-los sentados por horas há frente de um computador, desde que estejam “seguros”, do que brincando nas ruas expostos à violência e às drogas.

É por esse e outros motivos, que muitos dizem que a juventude contemporânea, não é tão saudável quanto à da era pré internet. Pois, antigamente, o passa tempo preferido dos jovens e crianças eram os jogos e brincadeiras populares (pique esconde, rouba bandeira, pula carniça, amarelinha e etc.), os quais eram jogados e brincados nas ruas, praças e bosques. Eles corriam, pulavam, saltavam, subiam em árvores, aprendiam a cair, levantar-se, nadavam em rios, lagos, barragens. Tinham, de certo modo, uma atividade física prazerosa, possuíam uma vida mais ativa, com movimentos, e consequentemente mais saudável, comparando-se com a dos jovens que vivem isolados no mundo da internet, sentados por horas, muitas vezes até com uma postura inadequada, a frente de um computador.

O comodismo do próprio jovem, também faz com que ele se torne cada vez mais refém da internet. Diante da tela do computador, ele encontra tudo o que proncura, as conversas de esquina entre amigos foram substituídas pelas redes sociais, os jogos e brincadeiras de rua, deram lugar aos jogos virtuais. As pesquisas em grupos, feitas em bibliotecas públicas, perderam espaço para uma simples e rápida busca pela internet. Justamente por essas características, por ser um mundo de facilidades, versatilidade e interatividade, que os jovens se sentem cada vez mais atraídos pela internet.

Á proporção que o tempo vai passando, as facilidades também vão aumentando, a internet vai ficando cada vez mais evoluída e ocupando a maior parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com