TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO VIRTUAL - Análise acerca da influência da escrita virtual/internetês na escrita formal dos jovens e adolescentes

Por:   •  3/11/2018  •  Artigo  •  6.182 Palavras (25 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2]

COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM LETRAS

RAYANNA CERQUEIRA PENA ANTUNES

COMUNICAÇÃO VIRTUAL

Análise acerca da influência da escrita virtual/internetês na escrita formal dos jovens e adolescentes

MANHUAÇU

2017

RAYANNA CERQUEIRA PENA ANTUNES

COMUNICAÇÃO VIRTUAL

Análise acerca da influência da escrita virtual/internetês na escrita formal dos jovens e adolescentes

Artigo científico apresentado ao Curso de Complementação Pedagógica em Letras da INSTITUIÇÃO UNIVES como requisito parcial para a obtenção de nota para conclusão do curso.

Prof.ª Orientadora Thabata Braga Mendes

MANHUAÇU

2017

COMUNICAÇÃO VIRTUAL - Análise acerca da influência da escrita virtual/internetês na escrita formal dos jovens e adolescentes

RAYANNA CERQUEIRA PENA ANTUNES

RESUMO

O mundo globalizado trouxe consigo novas tecnologias importantíssimasna propagação do conhecimento. Dentre elas a internet, que tornou possível a troca de informações em curto espaço de tempo. Todavia, diante da necessidade de uma comunicação cada vez mais rápida, sobretudo, entre os jovens e adolescentes, uma nova forma de linguagem passou a existir, sendo inseridos inúmeros artifícios na escrita, como a inserção de símbolos, abreviaturas, falta de pontuação e acentuação, dentre outros. Deste modo, o presente trabalho tem por escopo analisar se essa nova forma de linguagem, também conhecida como internetês, tem influenciado na escrita formal dos jovens e adolescentes.Esse trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, a qual demonstrou que apesar de esse novo modelo de linguagem trazer preocupação aos pais e professores, os mesmos, em sua maioria, não acreditam na possibilidade de influência sobre a escrita formal, visto que a maioria dos jovens e adolescentes têm consciência de que o internetês, deve ser utilizado apenas na internet.

Palavras – chave:internet, escrita virtual,internetês, escritaformal.

Área de Conhecimento: Português


1 – INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por tema “COMUNICAÇÃO VIRTUAL - Análise acerca da influência da escrita virtual/internetês na escrita formal dos jovens e adolescentes”, cujo objetivo é verificar se a linguagem utilizada pelos mesmos na internet poderia influenciá-los na escrita formal.

        A internet está cada vez mais presente na sociedade contemporânea, e sua utilização é uma realidade para boa parte dos brasileiros, principalmente entre os jovens e adolescentes que estão sempre conectados, seja para estudar, se entreterem ou para se comunicarem.

        Segundo STORTO apud LÉVY (2007, p. 1591), a internet:

Está se tornando um lugar essencial, um futuro próximo de comunicação humana e de pensamento humano. O que isso vai se tornar em termos culturais e políticos permanece completamente em aberto, mas, com certeza, dá para ver que isso vai ter implicações muito importantes no campo da educação, do trabalho, da vida política, das questões dos direitos.

        A verdade é que a Internet tem se tornado algo imprescindível, seja no trabalho ou em casa, seus recursos possibilitam, por exemplo, a realização de compras e a prestação de serviço sem precisar nos deslocarmos. Com a internet o acesso à informação é muito mais rápido e a comunicação fica muito mais veloz.

        Todavia, essa expansão da internet fez surgir uma nova forma de linguagem, chamada de internetês, PENIDO (2013, p. 17) escreve que o internetês é “uma forma de expressão e traz como essência a simplicidade, simplificando palavras para que a comunicação se torne mais rápida.”

        KOMESU e TENANI (2009, p. 624) conceituam esse tipo de linguagem como “forma grafolinguística que se difundiu em textos como chats, blogs e demais redes sociais. Seria uma prática de escrita caracterizada pelo registro divergente da norma culta padrão.”

        O uso do internetês vem preocupando pais e professores, pois temem que essa linguagem virtual interfira na escrita formal dos jovens e adolescentes.

        Segundo PENIDO apud MARCUSHI (2013, p. 11) “a escrita seria um modo de produção textual discursiva para fins comunicativos.” Assim, deve-se incentivar os jovens e adolescentes a escreverem, todavia é importante orientá-losde que o uso do internetês não é apropriado fora do mundo virtual, que a escrita deve ser feita, sempre, usando a linguagem culta padrão, ou seja, observando as normas gramaticais.

        Dessa forma, o presente trabalho visa analisar se a escrita virtual pode interferir na escrita formal, bem como verificar se a internet poderia ser uma ameaça para a educação dos jovens e adolescentes no que tange a língua portuguesa.

Dessa maneira o trabalho de divide nas seguintes seções: a primeira seção tem como título Linguagem e Comunicação, e faz breves explanações sobre tais termos, bem como traz em seu subtópico as formas de linguagem, a saber, falada e escrita e a diferença entre elas. A segunda seção intitulada Linguagem da Internet, trata da importância da internet, suas facilidades e sua expansão, seu subtópico Escrita Virtual/Internetês traz o conceito do termo internetês, as características da escrita virtual e seu objetivo. Na terceira e última seção tem por título Influência da Escrita Virtual na Escrita formal, a qual faz uma breve abordagem sobre a utilização do internetês e a traz opinião de professores, escritores e acadêmicos acerca da influência ou não da escrita virtual na escrita formal. E por fim temos as considerações finais obtidas através de todo esse estudo e pesquisa.

  1. Linguagem e Comunicação

A linguagem é uma manifestação cultural inerente ao ser humano. A todo o momento, de acordo com a necessidade de cada um, ela é utilizada. É um instrumento de comunicação que pode ser empregado através da escrita, da leitura, da fala, etc.

PENIDO apud MARCUSCHI (2008, P. 240) escreve que a linguagem “sendo uma forma cognitiva, com ela podemos expressar nossos sentimentos, crenças, ideias e desejos. Em resumo: mais do que uma forma, [...] é uma forma de ação pela qual podemos agir fazendo coisas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)   pdf (246.1 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com