TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos de comunicação

Projeto de pesquisa: Elementos de comunicação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O texto fala sobre o comportamento de algumas empresas de grande porte com relação ao tratamento com os funcionários e a forma de comunicação dessas empresas com os colaboradores e mercado de trabalho.

Os investidores e diretores da empresa utilizam de diversas formas de comunição e gestão empresarial para atrair a atenção dos seus colaboradores e mercado.

O atual momento das organizações requer áreas de gestão que gerem comprometimento por parte dos empregados. A competição acirrada fez com que modelos tradicionais de gestão fossem substituÌdos por modelos contemporâneos, a fim de gerar valor agregado aos produtos e serviços e proporcionar maior realização pessoal e profissional aos trabalhadores. Neste contexto, o propósito deste texto consiste em abordar algumas ferramentas que podem auxiliar no processo de gestão, apontando alguns aspectos relevantes em relação a utilização das mesmas, de forma que os seus resultados possam ser maximizados.

DESENVOLVIMENTO

Elementos da Comunicação:

As pessoas envolvidas no processo de comunicação denominam-se emissor e receptor. A mensagem é o conjunto de informações transmitido. O código diz respeito ao conjunto de sinais pelo qual a mensagem é enviada (a língua, por exemplo). O canal é o veículo através do qual a mensagem é enviada: os sons, as imagens, meios eletrônicos. Chamamos de referente a própria realidade estralinguistica, ou com contexto. Pois bem, a comunicação não é um processo isolado, ela se dá um contexto que faz parte da nossa cultura, na forma como vemos o mundo.

1

Os principais elementos da comunicação são: código, canal, mensagem e referente.

Texto Empresarial:

Você leitor deve reconhecer que, por mais inteligente que seja, precisa de tempo para decodificar as palavras, reconhecer o seu sentido e identificar as relações entre as ideias. Assim, torna-se evidente que, quanto menor o esforço do leitor para decodificar o texto, ou seja, quanto menor for o desgaste mental, mais ele aprenderá sobre a mensagem. São então, estas as características do texto empresarial moderno:

1 – Concisão;

2 – Objetividade;

3 – Clareza;

4 – Coerência;

5 – Linguagem Formal, Informal e Não Rebuscada;

6 - Correção Gramatical.

Atualidade do Texto:

O texto de qualidade não obedece a um único padrão. O que chamamos de qualidade do texto, deriva de uma série de fatores que, juntos, contribuem para torna-lo eficaz e adequado.

Ter uma boa equipe é fundamental para que o negócio seja bem-sucedido. Mas, como encontrar as pessoas certas e ficar atento aos desejos e às necessidades delas? O Movimento Empreenda tem três ferramentas que podem auxiliá-lo na gestão de pessoas. A primeira delas é a Formação de equipes empreendedoras, que pode ser usada logo no início do negócio, ainda na fase de pré-lançamento, mas também depois, quando for preciso realizar renovações no time. A ferramenta ajuda a encontrar os funcionários certos para cada posição, determinando quais são os postos-chave e os indivíduos mais indicados para preenchê-los.

2

O desafio é formar a equipe tanto com pessoas que tenham um com comportamento empreendedor, que contribua para os resultados, quanto com indivíduos com grandes propósitos, que estejam interessados na missão do negócio.

Para escolher os perfis mais adequados, é preciso ter claras a imagem e a cultura organizacional que condizem com seu negócio. Para isso, a ferramenta Brand Character para pequenas empresas, que auxilia o empreendedor no momento de transmitir os conceitos de Missão, Visão e Valores, para que todos tenham a mesma percepção da empresa. O Brand Character ajuda a definir quais são as características essenciais da empresa, como se ela fosse uma pessoa, por exemplo. Isso é fundamental para determinar quais perfis de funcionários você busca para compor sua equipe. A ferramenta deve ser usada na fase inicial do negócio.

Com a equipe formada, uma nova ferramenta entra em ação. É a MBWA – David Packard, inspirada no estilo de gestão de David Packard, um dos fundadores da HP. Ela estimula uma percepção real do que ocorre na empresa, especialmente em relação aos funcionários e ajuda a fazer uma espécie de pesquisa de clima com os colaboradores. O termo MBWA vem de Management By Walking Around, algo como “gerenciamento andando por aí”, mas nenhuma tradução do termo pegou no Brasil. É algo como “saia da sua cadeira e converse diretamente com seus funcionários”.

Já faz algum tempo que área de Recursos Humanos passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformações na organização, provocando mudanças e oferecendo sustentação na implementação das mesmas.

A empresa que opta pela vanguarda em gestão de pessoas certamente vai obter resultados benéficos com relação a sua organizacional, aumentando a produtividade, garantindo a sobrevivÍncia do negócio e propiciando satisfação aos empregados.

3

O levantamento e a busca de correlação entre comportamentos, algumas caracterÌsticas de personalidade, interesses, aptidıes e capacidades, experiências profissionais anteriores, conhecimentos específicos na área, estabilidade profissional, expectativas em relação a empresa, entre outros, compreendem um processo complicado, principalmente porque, na avaliaçãode alguns aspectos comportamentais, pode ocorrer a interferência que a entrevista seja bem manejada pelo selecionador. A chave principal está na investigação que se realiza durante o seu transcurso.

As mudanças são percebidas pelas organizações e influenciam a atividade de direção, que muitas vezes, procura empregar ferramentas de gestão mais adequadas para a obtenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com