TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrinchando capas da revista VEJA

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Destrinchando capas da revista VEJA

Rômullo Espíndola

Este trabalho visa analisar e compreender o uso de determinadas capas por parte da revista VEJA. Explicando o motivo da utilização das fotos usadas como destaque para atrair a atenção do público.

[pic 1] Inicio com a mais recente capa lançada pela revista, na última semana de maio. Onde é mostrado o presidente Michel Temer, com marcas de pneus – em tese de caminhões – passando por cima do seu corpo, como se o mesmo tivesse sido atropelado, numa sacada humorística, mas que revela o momento atual em questão. Para  corroborar isso, é escrito como manchete “Greve atropela Temer” referindo-se ao estágio conturbado em que vive o então presidente do Brasil, cada vez mais rejeitado pela população. A greve escancarou isso de vez.

[pic 2] Lançada em novembro de 2017, a capa da edição número 2551 da revista, traz como destaque Jair Messias Bolsonaro, até então, apenas um possível candidato à presidência do Brasil, que segundo a VEJA, trata-se de uma ameaça ao nosso país. Claro que, nessa edição a revista deixa nítida sua linha editorial ao ir contra os pensamentos extremistas – segundo o próprio texto no rodapé da capa – do provável candidato. Na matéria completa, a revista cita sua popularização nas redes sócias e seu estranho crescimento popular entre os jovens.

[pic 3] Nesta edição, a revista opta por chamar a atenção do público com um questionamento, muito discutido entre a população, sobre o assassinato da então vereadora Marielle Franco (PSOL). O interessante é a pergunta se direcionar a mesma como “mulher” e não a chamando pelo nome, ou citando seu cargo público. Propositadamente com o intuito de chocar a todos com mais um caso de feminicídio no Brasil, algo infelizmente tão comum, que por vezes e ignorado pela maioria.

[pic 4]  No padrão VEJA de chamar a atenção sem precisar de muitas palavras – nesse caso nenhuma palavra sequer – edição publicada durante na semana da prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, ou apenas Lula, exibe de forma simples e direta sua caricatura por detrás de riscos, grossos e pretos, simbolizando de forma óbvia grades de uma prisão. Noticiando apenas com um desenho caricato, que o ex-presidente agora estava condenado e preso.

[pic 5]  E mais uma vez se utilizando de desenhos para atrair a atenção popular, uma recente publicação da revista trata em sua capa, de um mal que assola a humanidade atualmente, as “Fake News”. Nesta edição é exibido o logotipo, que dispensa apresentação, da rede social “Facebook”, com milhões de pessoas caindo, ou seja, fazendo uma alusão ao grandioso número de pessoas que caem diariamente nessas fake news.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com