TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura de Mercado

Por:   •  5/4/2016  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 01 – São duas as principais estruturas de mercados envolvidas no setor de eletrodomésticos no Brasil. A primeira relação se dá entre os produtores de insumos e as fábricas. A segunda ocorre entre as fábricas e o varejo.

A indústria de eletrodomésticos, à exemplo de outras, necessita de matéria prima para produzir seus produtos e, após a produção, precisa de vende-los pois se não ocorresse a venda não feria sentido a produção.

No período de 2009 a 2014 as vendas de eletrodomésticos no varejo brasileiro foi alavancada. Isso ocorreu uma vez que o governo, em forma de subsídio, deixou de cobrar alguns tributos com o objetivo de tornar os produtos mais acessíveis aos consumidores. Estando os produtos mais acessíveis, maior número de vendas ocorreu por este motivo houve também grande aumento na produção.

Questão 02 – A taxa de ocupação diz respeito ao emprego atual da capacidade de produção. Quando a capacidade de produção é utilizada em sua totalidade denomina-se pleno emprego. Já a margem de ociosidade é a parte não utilizada da capacidade total de produção.

Aplicação em curto prazo: Relação valor e quantidades procuradas – em situações emergenciais em que há aumento da procura do produto fabricado faz-se necessária a utilização da margem ociosa para aumentar a produção. Porém, quando não há margem de ociosidade o preço tende a subir a patamares bem elevados pois, não tendo como aumentar a produção, vai faltar produto no mercado.

Quando há margem de ociosidade, em situações emergenciais em que há grande procura do produto fabricado, a indústria terá condições de dar resposta mais rápida ao mercado, fazendo com que o preço do produto sofra menos alterações.

Questão 03 – São três tipos de elasticidade da procura: elasticidade unitária, procura elástica e procura inelástica. A elasticidade é a medida da sensibilidade ao preço por parte dos consumidores.

Em relação à demanda de serviço de energia elétrica no Brasil em 2015/16 a procura pela energia elétrica, mesmo com aumento de mais de 50% nas tarifas, foi inelástica, ou seja, o consumo sofreu reduções baixíssimas e quase insignificante se comparado à porcentagem de aumento das tarifas. Isso ocorreu pois trata-se de um bem essencial e que possui pouquíssimo efeito de substituição, se é que existe o efeito de substituição. Neste sentido, com base nos dados apresentados, podemos concluir que há pouca sensibilidade ao preço da energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com