TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Psicanalitica Estudo Dirigido Teoria Psicanalítica

Por:   •  18/9/2018  •  Resenha  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido Teoria Psicanalítica

  1. Como era o método catártico e quais as mudanças propostas por Freud?

 O método catártico partia da dedução de que o paciente era hipnotizável e se baseava na ampliação da consciência que ocorre a partir a hipnose. Almejava sanar os sintomas patológicos e chegava a isso levando o paciente a retroceder ao estado psíquico em que o sintoma surgira pela primeira vez. Logo após, emergiam no paciente hipnotizado lembranças, pensamentos e impulsos até então excluídos de sua consciência; e em meio a intensas expressões afetivas o sintoma era superado e impedia seu retorno.

As alterações que Freud introduziu no método catártico, foram a principio, mudanças da técnica, como o abandono da hipnose. E a pratica de uma técnica mais branda e de uma alguma forma mais confortável para o paciente.

  1. Qual a função do sintoma?

O sintoma toma o lugar de processos psíquicos suprimidos que não chegam à consciência, ou seja, que ele representa uma transformação de tais processos.

  1. Como Freud pratica a técnica psicanalítica?

Sem exercer nenhum outro tipo de influência, convida seus pacientes a se deitarem de costas num sofá, comodamente, enquanto ele próprio senta-se numa cadeira por trás deles, fora de seu campo visual. Não exige que fechem os olhos e evita qualquer contato visual. Da se prosseguimento a seção na forma de uma conversa entre duas pessoas igualmente despertas, uma das quais é poupada de qualquer esforço muscular e de qualquer impressão sensorial passível de distraí-la e de perturbar lhe a concentração da atenção em sua própria atividade anímica.

 

  1. Qual a relação das amnésias com o recalcamento e a resistência?

Quando Freud está empenhado em compilar todo o material que era resultado das suas primeiras experiências com a psicanalise. Ele faz observações de suma importância para sua teoria. Em relatos clínicos antigos, nota-se sempre lacunas na memoria dos pacientes, esquecem-se de acontecimentos reais e confundem se em relações de tempo, o que resulta em efeitos incompreensíveis. Em todo relato clínico de neurose há algum tipo de amnésia presente. Quando o paciente é instigado a preencher essas lacunas de sua memória, nota-se que ele repele, afasta veemente todas as lembranças que lhe ocorrem, e quando a lembrança vem de fato à tona, ele sente um grande mal estar. A partir disso Freud conclui que as amnésias são o resultado de um processo ao qual ele chama de recalcamento e sua motivação é identificada no sentido de desprazer. As forças psíquicas que deram origem a esse recalcamento estariam na resistência que se opõe a restauração das lembranças.

  1. É possível ter acesso ao ICS?

O inconsciente torna-se acessível à consciência através da superação das resistências.

  1. Por que Freud desistiu da hipnose e da sugestão?

Por maior que fosse a habilidade do médico, a hipnose dependia da própria vontade do paciente, e com isso um grande número de pessoas neuróticas não poderiam ser colocadas em estado de hipnose. Também foi descartada por ocultar a resistência, e com isso impedir o médico de ter conhecimento sobre o poder psíquico. Ela faz um desvio na resistência e com isso acaba por fornecer dados incompletos e resultados passageiros.

  1. Quais os propósitos do método psicanalítico?

O método psicanalítico se empenha em investigar as mais variadas origens da doença e eliminar suas manifestações. Através da eliminação das amnésias, preenchendo as lacunas da memória, e também desfazendo os recalcamentos.

  1. Quais são os casos mais favoráveis à psicanalise?

Os casos mais favoráveis para a psicanalise são os casos crônicos de psiconeurose com poucos sintomas violentos ou perigosos, todas as espécies de neurose obsessiva, pensamentos e ações obsessivas, e os casos de histerias em que as fobias e abulias sejam o principal sintoma. Não se deve recorrer a psicanalise quando se trata de eliminar com rapidez fenômenos perigosos, como por exemplo, em casos de anorexia nervosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com