TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Éticos de Comunicação Contemporânea

Por:   •  16/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Vila Velha – UVV/ES

Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Estudos Éticos de Comunicação Contemporânea  

“O que você faria?”

A definição do termo Ética deriva do grego ethos (caráter), e seus princípios são baseados na conduta do ser humano, para que o relacionamento em sociedade seja harmonioso e haja um bom funcionamento das atividades do dia-a-dia fazendo com que ninguém saia prejudicado. Além da ética em geral cada cultura tem seus próprios códigos de ética, e também a ética dividida em grupos, como:  ética profissional, ética na política, ética empresarial e etc.

A ética é um estudo dos comportamentos podendo eles ser morais e imorais, por isso não podemos cofundir ética com moral. Moral tem sua origem do latim “mores” e significa costumes, é um conjunto de regras aplicadas no cotidiano. Os princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito, a virtude, etc., determinam o sentido moral de cada indivíduo. São valores universais que regem a conduta humana e as relações saudáveis e harmoniosas.

Como vimos em sala de aula, o Fantástico criou um quadro chamado “Vai fazer o que?” que tem como objetivo testar a reação das pessoas comuns diante de injustiças sociais que aos olhos de muitas pessoas acabam passando por despercebidas no dia-a-dia, o chamado comodismo. Dentre todos os episódios podemos notar claramente momentos em que se deve ou não ser ético, ou nos perguntamos, quando alguma atitude passa de moral pra imoral?

Nesses casos podemos contar com a experiência e cultura de cada pessoa, até onde podemos interferir na vida do próximo, o que é certo pra você e pra aquelas pessoas que estão envolvidas na situação, pois o que pode ser moral para quem esta interferindo pode não ser pra quem esta envolvida no problema. Até porque na maioria dos casos são brigas entre família, o que fica mais complicado para alguém interferir.

Outra circunstância que deve ser analisada é quando você pode estar tentando ajudar, mas na verdade esta sendo enganado, ou se enganando, como no episódio em que uma moça esta tentando cortar o cadeado de uma bicicleta, que ali não era dela, ou seja estava furtando a bicicleta, porém tiveram pessoas para ajuda-la porque de acordo com o julgamento da maioria da sociedade uma moça de cor branca não estaria ali para roubar a bicicleta, e se o ator que interpreta a moça fosse negro essa ideia poderia mudar, por que já há um preconceito formado na cabeça das pessoas.

Portanto apesar da sociedade já impor alguns conceitos e muitas pessoas terem dificuldade em quebra-los, depende do convívio de cada ser humano interferir ou não em cada situação, não podemos julgar as pessoas se saber da sua cultura, pois o que pra mim pode ser moral pra outra pessoa pode ser imoral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com