TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FEMVERTISING: A VOZ DO FEMINISMO NA PUBLICIDADE

Por:   •  2/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

                  GABRIELLY ROSA DE MELO

FEMVERTISING:

A VOZ DO FEMINISMO NA PUBLICIDADE

CABO FRIO

2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

                GABRIELLY ROSA DE MELO

FEMVERTISING:

A VOZ DO FEMINISMO NA PUBLICIDADE

Projeto para o trabalho de conclusão de

curso apresentada ao curso de comunicação

social da Universidade Veiga de Almeida de Cabo Frio,

 como requisito parcial pra obtenção do título de bacharel em

publicidade, sob a orientação da professora Vanessa Ribeiro.

CABO FRIO

2016

PROBLEMA:

 Como o femvertising está se aproveitando da voz ao feminismo?

HIPÓTESES:

  • A necessidade das marcas de estarem inseridas na contemporaneidade do feminismo, uma vez que a cultura do século XXI não suporta mais a mulher como objeto na publicidade;
  • A publicidade se apropria do discurso feminista no intuito de comtemplar este publico para alcançar de fidelização e compra da marca, o que configuraria uma posição tendenciosa;
  • A mulher se reconhece como a mulher objeto, mas se aproveita para transformar a objetificação em empoderamento social.

OBJETIVOS:

Analisar se as marcas estão se utilizando do momento em que o feminismo está no intuito de dar voz de forma boa ou tendenciosa.  Propondo um estudo de cases em que a publicidade desvaloriza a mulher, como em comerciais de cerveja tradicionais brasileiros e em outras marcas que valorizam o empoderamento feminino.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Explicar como o feminismo surgiu e sua evolução para as mídias digitais;
  •  Analisar o empoderamento da mulher;
  • Expor como a mulher é vista na sociedade brasileira, exemplificando com cases de cerveja;
  • Expecificar como a postura da publicidade veio mudando na medida em que o movimento feminista veio ganhando força nas mídias sociais.

JUSTIFICATIVA:

O tema é importante para estudar é uma vertente da publicidade que ganhou força de algumas marcas para mudar um jeito de pensar a mulher na publicidade. Explicando como algumas campanhas deram força ao movimento feminista na sociedade brasileira.

INTRODUÇÃO

O trabalho se propõe a explicar como o femvertising vem se apoderando da voz do feminismo, ou seja, como as marcas estão se inserindo nesse momento em o movimento feminista está ganhando um papel dentro da sociedade.

Sendo que a mulher não se vê mais como um dos objetos da publicidade. Bem como, a publicidade se apropria dos discurso feministas para dar vida as suas campanhas. Configurando a possiblidade de duas posições da publicidade está tomando frente a essa vertente que só cresce, se ela se apropria para dar apoio ao movimento que pressupõe o empoderamento feminista.

Ou outro fator importante de que apenas se apropriar no intuito de criar uma sintonia com a atualidade que as mulheres estão vivendo para aumentarem a fidelização delas aos seus produtos e assim os seus lucros.

Analisando cases como as de cerveja tradicionais que objetificam a mulher para vender seus produtos destinados em massa para o público masculino. Por isso, esse estudo é importante para identificar de qual jeito está sendo pensando o movimento feminista dentro da publicidade.

1. A VOZ DO FEMINISMO

1.1 A História: Luta pela Igualdade Liberdade

Ao longo da história ocidental sempre houve mulheres que se rebelaram contra sua condição, que lutaram por liberdade. A chamada primeira onda do feminismo aconteceu a partir das últimas décadas do século XIX , quando as mulheres, primeiro na Inglaterra, organizaram-se para lutar por seus direitos, sendo que o primeiro deles que se popularizou foi o direito ao voto. As sufragetes, como ficaram conhecidas, promoveram grandes manifestações em Londres, foram presas várias vezes e fizeram greves de fome.

No Brasil, a primeira onda do feminismo também se manifestou mais publicamente por meio pela luta pelo voto.

1.2 O empoderamento e a transformação social:

2. A representação da mulher na publicidade do segmento cervejeiro 

2.1 A mulher do segmento cervejeiro:

2.2 – A mulher no discurso publicitário brasileiro:

As representações do Brasil sobre a mulher no discurso publicitário destacam uma realidade adotada pela sociedade brasileira de uma mulher “objeto” como colocado em vários comerciais de cerveja brasileira, onde o corpo da mulher é “coisificado”.

“O papel da publicidade, enquanto veiculadora

de mensagens, signos, que refletem e refratam,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com