TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO – LIVRO: O QUE É POLITICA

Por:   •  27/2/2016  •  Ensaio  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  4.736 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome: Ana Paula Medeiros                                                                                                  RA: 2215007    Curso: Comunicação Social – Jornalismo   Ano: 3º / 1º Bimestre  

FICHAMENTO – LIVRO: O QUE É POLITICA

AUTOR: WOLFGANG LEO MAAR

Citações: Wolfgang Leo Maar em seu livro "O que é Política" aborda de maneira simples e clara sobre o universo politico. Dividido em quatro capítulos o autor faz uma breve explicação sobre esse universo e depois faz um panorama histórico do mundo pela politica no Ocidental.

De acordo com Leo Maar, a politica surge junto com a própria história, com as transformações da sociedade e todos os processos em que passa que continua insuficiente e insatisfatória. (pg 8).

A politica existe em varios segmentos, na igreja, em casa, no trabalho, grupos feministas, ou seja, temos que estar de acordo com as regras impostas pela organização, expor nossos ponto de vista e assim surgir uma politica em varios segmentos. (pg 10)

Nas sociedades contemporâneas as instituições politicas tornam-se maquinas empresariais, podendo assim erradicar a fome, miséria e a pobreza, não o fazem, rompendo assim seus compromissos com a representação social. (pg 13). A democracia é uma das formas de politicas da sociedade contemporânea. A mesma é o melhor regime de governo, mas se o voto não for bem dado, com informação, sem ser vendido, etc., a democracia pode ser deformada.

Para o filósofo Platão o politico não se diferencia dos demais homens por nenhuma qualidade – como a força.  (pg 31), somos apenas seres que temos a capacidade para promover melhorias e não se fazer melhor do que outras pessoas, pois, usamos a inteligência a nosso favor.

Se o voto fosse uma arma contra a opressão, ou seja, contra o poder, então seria proibido. Pois quem está no poder deseja mais poder, portanto, não investirá em métodos que diminuam seu poder ou derrube-o do trono. Já, Marx mostra que o modo de produção capitalista modifica os homens dando-lhes menos valor do que às coisas que fabricam. A produção capitalista tira a dignidade do homem tornando-o “alienado”. Por isso Marx desloca a questão do Estado para as classes sociais. Para ele o governo (Estado) representa uma classe e precisava submeter-se a interesses dessa classe. O grande feito de Marx foi atribuir às diversas classes sociais um significado político sem transformá-las em classes políticas nos moldes do Estado. (pg 57).

O autor destaca sobre a cultura, dizendo: “Politica e cultura se relacionam desde que a palavra passou a ser um instrumento de poder na Grécia antiga”. (pg 81). Quando utilizamos a expressão cultura política podemos estar nos referindo ao conjunto de atitudes, normas, crenças e valores políticos partilhados pela maioria dos membros de uma determinada sociedade ou nação. Além disso, o tipo do sistema ou regime político em vigor num determinado país, incluindo as instituições políticas existentes, também integram o conceito de cultura política.

Esta é uma obra onde o autor procura abordar os diversos aspectos que toma a política. Para isso pesquisou diversas obras de pensadores como; Aristóteles, Maquiavel, Rousseau, Marx, Lenin e outros, clássicos e contemporâneos, que dissertaram sobre o tema. Leo Maar procura, através de citações, tentar esclarecer as diversas facetas do vocábulo “política”. É uma leitura rápida e de fácil compreensão, que dá ao leitor a oportunidade de conhecer um pouco de um tema importantíssimo para a vida do homem em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (312.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com