TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Livro “Política – Quem manda, por que manda, como manda”

Por:   •  29/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

Nome:

R.A. :

Turma: Direito Noturno

Texto: RIBEIRO, João Ubaldo. “Política – Quem manda, por que manda, como manda” – 3ª Edição, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, pp. 7-18.

        No primeiro capítulo do livro em epígrafe, o autor parte de uma definição genérica de Política, destacando, inicialmente, dois de seus elementos caracterizadores relacionados ao poder: i) o exercício do poder e sua complexidade; ii) os efeitos provenientes desse exercício.  

        Segundo o autor, “o poder só pode ser visto, sentido, avaliado, ao exercer-se” (RIBEIRO, 1998, p. 8). E nesse exercício, se estabelece uma inter-relação entre aquele que exerce o poder e a outra parte que é submetida ao poder.

        A partir desse ponto, outros elementos são buscados para refinar a definição inicial dada à Política, pois limitá-la à dimensão de poder, tão somente, não ajudaria a compreendê-la de forma mais completa.

        Acrescenta que, segundo os americanos, “o poder é a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas” (RIBEIRO, 1998, p. 8). Isso para dizer que o ato político possui em seu âmago um interesse e uma decisão. Ora, é correto afirmar que na formulação da Política existe representação de interesses, que após passar por um processamento irá levar à tomada de decisões.

        Nesse ponto o leitor começa a entender melhor o questionamento: “Quem manda? ”. Vejamos a declaração: “Em toda sociedade, desde que o mundo é mundo, existem estruturas de mando. Alguém, de alguma forma, manda em outrem; normalmente uma minoria mandando na maioria. Este fato está no centro da Política” (RIBEIRO, 1998, p. 10).  Os interesses de pessoas e/ou grupos de influência são conduzidos de forma a se alcançar decisões.

        A constatação final do primeiro capítulo é que é impossível fugir do tema Política. Podemos até ser indiferentes, mas não apolíticos. “A presença da Política em nossas vidas independe até mesmo de nossa aceitação” (RIBEIRO, 1998, p. 11).

        A temática citada no parágrafo anterior segue sendo explorada no Capítulo 2 do livro, com a exposição de que cada um, individualmente, faz parte do processo político. Podemos até ser comodistas e evitar a participação da vida em coletividade, mas decisões políticas continuarão sendo tomadas e, por óbvio, afetarão a nossa vida. Não se preocupar com a Política constitui “uma atitude de passividade que sempre favorece a quem, em dado momento, está numa situação de mando dentro da sociedade” (RIBEIRO, 1998, p. 14).

        O autor ainda acrescenta mais um elemento, que diz respeito à natureza pública da Política: “A Política não se ocupa de todos os processos de formulação e tomada de decisões, mas somente daqueles que afetem, de alguma forma, o conjunto dos cidadãos”. (RIBEIRO, 1998, p. 15). Assim, a Política ditaria nossa existência da vida em comunidade, trazendo consequências sobre o indivíduo.

        Por fim, o autor aborda mais um dos significados que a palavra Política pode ter para o senso comum, que é a “classe política”. Para Ribeiro, trata-se de um grupo de pessoas que não são distintas da sociedade em que estão inseridas. São parte dela. É errada a ideia de que a atividade política é reservada a pessoas que tem má intenção. Enfim, todos exercem Política, seja por ação ou por omissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com