TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feminismo Negro O que é esclarecimento?

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

Grupo 24 – Anita Woge, Gabriela Magalhães, Marina Nogueira, Sophie Essoudry

FICHAMENTO EXPRESSO

texto: KANT, Immanuel. Resposta à questão: O que é esclarecimento?

Primeira parte: definição do conceito de esclarecimento                                  § § 1-4

A menoridade é um estado em que o homem, por sua própria inércia e covardia, se sujeita apenas à influências alheias, não se servindo de seu próprio entendimento. Nesse contexto, o esclarecimento é a saída da menoridade, obtida a partir da liberdade.

Segunda parte: uso público e privado da razão                                                     § 5

        Para alcançar o esclarecimento é necessário que haja certa liberdade de pensamento. Há contextos em que um indivíduo deve agir passivamente, obedecendo normas sociais e cumprindo suas tarefas, sem grandes questionamentos, o que é chamado de uso privado da razão, e deve ser limitado. Já o uso público da mesma deve ser irrestrito, porque é essencial para a difusão do esclarecimento entre os homens.

Terceira parte: leis e liberdade religiosa                                                                  § 6

        As leis de uma determinada época não devem valer em períodos posteriores, uma vez que isso limitaria a liberdade de pensamento e seria prejudicial para a saída da menoridade. Por essa razão, não é possível criar, por exemplo, uma constituição religiosa permanente, todos os indivíduos devem ser livres para pensar por si próprios, questionar a instituição em que estão inseridos e alcançar o esclarecimento sem serem influenciados, vigiados ou inibidos pelo todo ou pelo monarca. No mesmo contexto, o papel do governo não é criar leis que interfiram na liberdade religiosa, apenas controlar as esferas sociais necessárias para que haja ordem.

Quarta parte: papel do príncipe na liberdade de pensamento                            §§ 7-8

        Vivemos em época de esclarecimento. O papel de um príncipe (governo) que colabora para a saída da menoridade é assumir uma postura de tolerância religiosa e intelectual que abra espaço para reflexões que levem à maioridade.  

Quinta parte: conclusão                                                                                  §§  9-10

        A menoridade (principalmente religiosa) é superada a partir do esclarecimento. É necessário que o Estado permita certa liberdade de pensamento para que as pessoas possam raciocinar e superar a menoridade, desde que respeitem as regras sociais estabelecidas. "Raciocinai quanto quiserdes e sobre o que quiserdes; apenas obedecei".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com