TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Educação Para Quê

Por:   •  25/3/2016  •  Resenha  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE LEITURA

O texto foi escrito por Theodor W. Adorno em 1995.

O tema central do texto mostra um debate entre Adorno e Becker, onde colocam em discussão os fins da educação e para onde ela se deve conduzir. Se antes o para que da educação era compreensível por si mesmo, atualmente não é mais, pelo contrário, a indagação do para que causa desconforto e exige reflexões complicadas.

O problema da Educação está no fato de ela ter se afastado de seu objetivo essencial, que é promover o domínio pleno do conhecimento e a capacidade de reflexão. A escola, assim, se transformou em simples instrumento a serviço da indústria cultural, que trata o ensino como uma mercadoria pedagógica da "semiformação". Numa escola em que impera a banalização do conhecimento, o aluno é induzido a deixar de ler com profundidade as principais obras literárias, por exemplo, dando lugar à absorção de apenas alguns trechos necessários para responder aos exercícios escolares. Onde são repassados nada mais do que conhecimentos fragmentados e o trabalho pedagógico está somente orientado para conseguir a aprovação em exames e um diploma,seria a famosa "decoreba" de respostas prontas, em vez do estímulo ao raciocínio.

A principal hipótese do texto, é que para Adorno, a educação perdeu completamente o seu caráter emancipatório e é preciso resgatá-la. Ao reproduzir capitalismo, sobretudo, a competição, o desempenho, a escola se tornou um ambiente da exclusão e de preparação de futuros autoritários. Isso é preocupante, pois a violência avança.

Adorno fala da importância de uma educação transformadora, e levanta a questão da educação voltada para a necessidade de uma conscientização e emancipação do indivíduo, ele aponta tudo àquilo para quais os métodos educacionais devem esquivar-se, demonstrando que a educação deve dar-se sempre á emancipação e a autonomia, promovendo ideias humanas e reflexivas sobre si mesma. A educação não deve ser autoritária e opressora do indivíduo, não deve promover a competição e nem fortalecer a frieza humana. Assim, a educação tem antes de tudo papel de formação humana e reflexiva. Becker concorda em muitos pontos com o Adorno, como o de formar sujeitos emancipados e conscientes da realidade, sendo assim acrescenta a prática educacional como o melhor meio de efetivar este ideal. No texto fica evidente a posição hegeliana de Adorno e a Marxista de Becker.

Palavras chaves do texto: autoritarismo, emancipação, educação

A minha opinião sobre as teses apresentadas no texto é que diante da discussão da leitura, com a experiência da realidade, ainda necessita continuar com o objetivo de que, através da reflexão, sejam apontadas soluções que atendam o que se deseja para uma educação necessária e que transforme a história. Assim como se espera da Educação Inclusiva, que tem sido discutida em termos não somente de novas estratégias de ensino, mas de maneira bem mais ampla como ações que levem a reformas escolares, melhorias nos programas de ensino,etc. Pressupondo uma escola que se ajuste a todas as crianças, em vez de esperar que uma determinada criança com deficiências se ajuste a escola. A escola tem um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com