TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia moderna do conceito de ideologia nas obras de Karl Marx

Tese: Filosofia moderna do conceito de ideologia nas obras de Karl Marx. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Tese  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

1- Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx?

2- De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli, há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois." Explique essa distinção.

3- Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

1- Para Karl Marx, a ideologia são as idéias que correspondem aos valores individuais de cada pessoa e suas condições materiais e de existência. Seria uma falsa ilusão social para que aceitem as condições julgando como naturais, para manter o status de propriedade privada e dos donos do meio de produção (plt pg 218,219,220. convite à filosofia). Karl Marx, acredita que a ideologia é um imaginário social que correspondem aos anseios da alta classe dominante, como forma de controle social, silenciando questões que impedem a tomada de consciência. (João P. Cabral/ Brasil escola).

2- Para Ghiraldelli, a ideologia vem na frente como se fosse uma “propaganda”com características de conformidade de pensamentos, para mobilizar massas em benefícios aos mesmos objetivos. E também de possuir uma falsa idéia sobre algo, de pensar sobre aquilo que se vê. E a doutrina filosófica vem por trás porque ela oferece fundamentos, razões e racionalidade dando significado e sentido nos ajudando a compreender e nos fazendo refletir determinantemente. (Paulo Ghiraldelli).

3- A ideologia para atingir o mercado consumidor é o mais influente. Quando se quer comprar um carro mais simples, para suprir uma necessidade diária. Quando chega à loja o vendedor mostra uns modelos mais novos e de valores maiores que você pensaria em pagar. Depois de muita conversa e de o vendedor mostrar todos os itens de serie do veiculo que por acaso é igual o da propaganda da televisão, ele lhe convence e você sai com um carro que jamais pensaria em poder comprar.

A ideologia religiosa, que acompanhando o mundo globalizado e capitalista se tornou um grande comercio. Depois da política acredito que seja a maior hipocrisia atualmente, pois “grandes religiosos” atraem pessoas necessitando de apoio espiritual, utilizam de uma fragilidade humana para obter lucros, subtrair bens materiais em busca de um poder, movem grandes massas tentando um só alinhamento religioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com