TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx - Vida E Obra

Ensaios: Karl Marx - Vida E Obra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Marx

As lutas entre classes chamaram a atenção de muitos intelectuais, principalmente de Karl Marx, um filosofo alemão, cientista social, revolucionário socialista e idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada.

Karl Marx afirmava que as sociedades humanas progridem através de luta de classes, conflito entre a classe burguesa que controla a produção e um proletariado que fornece a mão de obra para a produção. Ele defendia a ideia que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais.

Com o colega Frederick Engels ele escreveu o manifesto comunista, fazendo uma análise histórica distinguindo as várias formas de opressão social durante os séculos, situando a burguesia moderna como nova classe opressora.

Marx previu que o capitalismo produziria tensões internas que conduziriam à sua auto destruição e substituição por um novo sistema: o socialismo, na qual as classes desapareceriam já que a base, a sociedade privada seria socializada, nacionalizada ou redistribuída pela sociedade.

O pensamento Marxista gerou muitos movimentos de trabalhadores na Inglaterra, Alemanha e França. Com a liderança de Karl Marx em 1864, vários partidos trabalhistas se uniram para formar a associação internacional do trabalho, tentando iniciar uma revolução proletária.

Com as grandes lutas da classe trabalhadora e a importância econômica e política dos sindicatos, as condições de vida dos trabalhadores melhoraram. A partir dessas batalhas nasceram movimentos importantes como os movimentos pelos direitos civis dos negros e a luta pelos direitos das mulheres, e a partir do século XX movimentos que dividiam a sociedade resultaram em direitos para os cidadãos graças as influencias das ideias marxistas que continuam ate hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com