TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de comunicação

Artigo: Formas de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

Comunicação

Comunicação é o ato de compartilhar informações entre duas ou mais pessoas, com a finalidade de persuadir ou obter um entendimento comum a respeito de um assunto ou de uma situação.

A comunicação é indispensável para a interação social. Quando é objetiva e clara, possibilita ao homem o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A palavra comunicação, originaria do latim (communicatione), e definida por “tornar comum”.Então podemos até dizer que comunicação é a mutua troca de idéias, através de qualquer meio efetivo.

Toda forma de comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem, e se constitui por um certo numero de elemento,que são eles:

Emissor- Alguém que transmite a mensagem;

Mensagem- Tudo que foi transmitido pelo emissor ao receptor;

Receptor- A quem se destina a mensagem;

Código- Maneira pela qual a mensagem se organiza;

Canal de comunicação- Meio utilizado para se transmitir a mensagem (voz, livro, emissora de televisão, etc);

Referente- A situação a que se refere esta mensagem.

Os ruídos e tudo aquilo que interfere na comunicação e impede que seus elementos interajam com influencia. Haverá ruídos na comunicação se em alguns elementos não estiverem em harmonia e as idéias a serem transmitida não estiverem em integração.

O uso da fala é escrita em uma determinada situação comunicativa se diz respeito aos níveis de linguagem.para cada ambiente sociocultural, há tipo de vocabulário,uma maneira de falar, uma entonação a ser empregada, etc.

Níveis da fala; A fala é o principal recurso da comunicação. É um ato individual de escolha das palavras para a enunciação do que se deseja.

A língua trata-se de uma convenção entre um grupo. Por isso, dizemos que a língua é social.

Há dois tipos de comunicação ,a verbal e a não verbal.a verbal é aquela que é feita através da palavra,e a não verbal é manifestação do comportamento não expressa por palavras mais sim por gestos, pela postura, vestimenta,expressões corporais, etc.

Nível culto ou formal é aquele freqüente em ambiente que exige tal posicionamento do falante, tais como em discursos, em sermões, apresentação de trabalhos científicos,em reuniões, etc.

Nível coloquial ou informal são as manifestações espontâneas da língua. Independe regras, restrição de vocabulário e apresenta formas subtraídas das palavras,gírias, etc. È muito comum ser utilizado em textos, principalmente na internet, como skype, facebook, etc.

Não há forma certa ou errada na língua portuguesa, e sim o que há é um padrão estabelecido pela gramática, que rege o que é gramaticamente correto.

Em toda a língua, encontramos variações lingüísticas que são diferenças que uma língua apresenta quando é utilizada, de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas.

Postura e imagem profissional

Para uma seleção de trabalho o modo de se apresentar pode determinar na sua contratação e na sua permanência e ascensão. Como você é percebido e interpretado, para aqueles que entram em contado com você pela primeira vez sua apresentação será a principal referencia, seu “cartão de visita”.

Os primeiros contados são fundamentais na construção de uma imagem a seu respeito e essa imagem dependera especialmente da forma com que você estiver vestido, na sua postura corporal e do modo como se expressa nas conversas.

No processo seletivo de um emprego você estará sendo analisado através da maneira que você senta, anda e se expressa.

Sempre deve manter uma boa postura como, sendo simpático, mantenha-se atento no modo de sentar,ter boa vestimenta,evitar óculos escuro nos interiores de salas,seja pontual,trate todos com igualdade ser humilde,evitar de falar de você e seus problemas.

Controlar as emoções, cumprir os prazos de entrega, não chegar atrasado em reuniões ou eventos,cuidar dos erros em documentos da empresa ,manter a postura ética dentro e fora da empresa, não fale mal de outras pessoas em que você trabalhou, nuca omita informações não ironize seus clientes,tudo isso é bom para transmitir uma boa atitude com os seus patrões.

Para ter uma boa comunicação e preciso enriquecer o seu vocabulário (através da leitura),fale com educação, não use gírias, fale corretamente,procure elaborar mentalmente sua mensagem antes de falar,não fale demais ou de menos,fale com calma, evite gestos exagerados ou toque nas pessoa se seja sempre objetivo e claro.

Ter uma boa vestimenta e um ponto a mais na sua entrevista ,não utilize demasiadamente decotadas,justas,curtas ou transparente, nunca utilize bonés e óculos escuros,piercings raramente serão bem recebidos.As cores da rouba e dos acessórios tem que estar sempre em harmonia. Em relação ao calçado, evite aqueles muito altos e barulhentos.controle a quantidade e as cores da maquiagem e utilize perfumes suaves.

Seus cabelos, unhas e pele podem ser entendidos como acessórios. O asseio pessoal será avaliado pela aparência de sua barba, pelo cuidado com suas unhas e cabelo.

Produção textual;

Para fazer um texto com qualidade,precisamos ter coesão e coerência,porque o texto é uma mensagem construída que forma um todo significativo.

Coesão textual;

É o emprego de determinados elementos da língua que garantem a textualidade, ou seja, é responsável pela boa formação de um texto, tornando-o compreensível.

A coesão liga e completa o sentido do texto,a partir de elementos gramaticais, que são responsável pela ligação de se do texto.

Para ter coesão em um texto deve se usar alguns recurso lingüísticos para unir as orações e os parágrafos , tais como;

Conjunção- e, nem, mas, também, porem, entretanto, ou, logo, portanto, pois, como, embora, desde que, se, conforme, de modo que, etc.

Preposição- a, antes, após, ate, com, em, entre, para, perante, segundo, etc.

Pronomes- eu, nos, me, mim, comigo, consigo, te, lhe, etc.

Advérbios-sim, certamente,realmente, talvez, muito pouco, abaixo, alem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com