TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de comunicação

Artigo: Formas de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Artigo  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

A comunicação é uma necessidade básica de qualquer ser. No processo de comunicação há o emissor, o canal e o receptor. O emissor é aquele que transmite a mensagem, o canal é o modo escolhido para a transmissão da mensagem e o receptor é quem recebe a mensagem. Há vários tipos de ruídos que podem interferir na compreensão do receptor, e no feedback que o emissor recebe, quanto mais ruídos, mais difícil de se ter um feedback claro.

O feedback do receptor é essencial em uma mensagem pois o emissor tem a certeza se o receptor recebeu a mensagem de forma correta, pois os ruídos podem atrapalhar este processo. Um exemplo é quando escutamos uma fofoca, a mensagem, provavelmente, já passou por várias pessoas, então a informação verdadeira já pode ter sido alterada, aumentada, inventada, etc.

A outras formas do feedback serem interpretadas de forma errada, por exemplo se a mensagem não for transmitida em uma linguagem que o receptor compreenda, como um médico falando com o paciente em termos médicos, se o paciente não souber nada sobre medicina a mensagem não é transmitida de forma correta, o paciente pode até fingir que entendeu mais o feedback que o médico irá receber, será errado.

Há várias formas de se evitar ruídos na comunicação, quando se conhece o receptor, se tem domínio sobre a mensagem a ser transmitida, quando não há ruídos físicos, diminui as chances da mensagem estar alterada, resultando em um feedback condizente com o que o emissor espera quando transmite a mensagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com