TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função de Linguagem

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

ÍNDICE

Introdução ------------------------------------------------------------------------- 02

Funções da Linguagem ---------------------------------------------------------- 02

Função Poética -------------------------------------------------------------------- 02

Função Metalingüística ---------------------------------------------------------- 03

Função Referencial --------------------------------------------------------------- 03

Função Expressiva  --------------------------------------------------------------- 03

Função Apelativa ----------------------------------------------------------------- 04

Função Fática  --------------------------------------------------------------------- 04

Conclusão -------------------------------------------------------------------------- 04

Bibliografia ------------------------------------------------------------------------ 05

02

INTRODUÇÃO

“Comunicação é um processo pelo qual um espírito pode influir em outro. Comunicação é o processo pela qual o comunicador transmite estímulos (geralmente símbolos verbais) destinados a modificar a atitude ou o comportamento do destinatário da comunicação. Comunicação é o processo de tornarem comuns ou de trocar temas subjetivos como idéias, opiniões, crenças e informações, habitualmente por meio da linguagem, mas também através de representações visuais. Comunicação é toda e qualquer interação social significativa.” 

A comunicação deriva do latim communicare e traz em sua essência o sentido de compartilhar, associar, trocar opinião. Trata-se da informação, idéia, aviso; e por este motivo está presente em nosso cotidiano, sendo empregada através de gestos, ilustrações, expressões corporais e habitualmente na forma de linguagem verbal. Neste âmbito, então, são as figuras de linguagem as responsáveis pela verdadeira compreensão das mensagens, ao êxito ao processo de comunicação, ou seja, ao entendimento e reação do receptor.

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Funções da linguagem são as formas como cada indivíduo organiza sua fala dependendo da mensagem que se quer transmitir. A linguagem pode ser usada para expressar sentimentos, informações, idéias, entre outras. O estudo das funções da linguagem depende de seus fatores principais: Aquele que emite a mensagem, codificando-a em palavras chama-se emissor. Quem recebe a mensagem, ou seja, apreende a idéia, é chamado de receptor. Aquilo que é comunicado, o conteúdo da comunicação é chamado de mensagem. Já o termo código é o sistema lingüístico escolhido para a transmissão e recepção da mensagem. Referente, por sua vez, é o contexto em que se encontram o emissor e o receptor. E, por fim, o meio pelo qual esta mensagem é transmitida é nomeado canal.

A partir desses elementos, é possível a produção e analise de textos. Já a função que os mesmos desejam enfatizar, é ajustada de acordo com a função de linguagem utilizada.

FUNÇÃO POÉTICA

        

        Utiliza-se a função poética nas mensagens onde se põe em evidência a forma da mensagem, fugindo das formas habituais e expressões, visando deixar o texto mais bonito, fugindo da lógica e caracterizando-se basicamente pelo uso de linguagem figurada, com arrumação de palavras, efeitos sonoros,  metáforas e demais figuras de linguagem, rimas e versos. “Solidão é uma ilha com saudade de barco’, frase de Adriana Falcão e “(...) a lua era um desparrame de prata”, escrito por Jorge Amado, ilustram a função poética na sua essência. Trata-se então, de uma função própria da obra literária, poesia, músicas, porém não exclusiva, uma vez que se encontra com freqüência esta função nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade em geral, como no texto publicitário que cita “Em tempos de turbulência, voe com fundos de renda fixa.” 

03

FUNÇÃO METALINGUÍSTICA

        Referindo-se a metalinguagem - linguagem que serve para descrever ou falar sobre outra linguagem, natural ou artificial; ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código, ou seja, quando a linguagem fala dela mesma, destinando-se a explicação das próprias palavras; quando se utiliza a linguagem para falar da linguagem traduz uma mensagem verbal ou não verbal, vista em cinemas, pintura, esculturas. Podendo ocorrer em poesias e obras literárias; dois exemplos evidentes desta função de linguagem são as gramáticas e as definições de verbetes encontrados nos dicionários. Todas as expressões com intenção explicativa fazem parte dessa função. Em exemplo, este próprio texto, que usou a referida função para definir a palavra metalinguagem.

FUNÇÃO REFERENCIAL

        Também conhecida como função denotativa devido à objetividade das informações e à clareza das idéias, é aquela direcionada no referente mostrando a realidade exterior, objetivando dar informação ao receptor. Priorizando os dados concretos, fatos e circunstâncias, é a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos, como evidenciado na reportagem de Pollyana Araújo de 13/10/2015, disponível no site globo.com/MT: “Descoberta de jazidas de ouro movimenta pacata cidade de MT: Aventureiros chegam diariamente a Pontes e Lacerda em busca de ouro. Funcionários têm deixado emprego para ir a garimpo que 'parece cidade'.”

Denota-se, portanto, que Como seu foco é o de transmitir a mensagem da melhor maneira possível, a linguagem utilizada é objetiva, recorrendo a conceitos gerais, vocabulário simples e claro, ou, dependendo do público alvo, vocabulário que melhor se adéqüe a ele, bem como há uma prevalência do uso da terceira pessoa, o que torna o texto ainda mais impessoal.

FUNÇÃO EXPRESSIVA

        Direcionada ao emissor, aparece na primeira pessoa do singular, de forma bem subjetiva, com uma presença marcante de figuras de linguagem, mensagens subentendidas, elementos nas entrelinhas, além de ser sempre direcionada ao emissor com a intenção de demonstrar emoção, sentimentos, impressões pessoais, como tão bem fizeram Milton Nascimento e Elis Regina ao cantarem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com