TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOFÍSICA APLICADA AO ESTUDO DE FLUXOS DA ÁGUA NO SOLO

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Engenharia de Petróleo

Resumo do artigo: GEOFÍSICA APLICADA AO ESTUDO DE FLUXOS DA ÁGUA NO SOLO

O artigo tem por objetivo avaliar a interferência das propriedades físicas do solo na determinação da frente de saturação com o uso da eletrorresistividade e como ocorre a percolação na zona não saturada, observando a variação de perfis de resistividade em um dado intervalo de tempo. Procurou-se também avaliar a hipótese que em feições convexas do relevo a recarga tende a ocorrer de forma mais rápida que nas formas côncavas.

Os estudos foram realizados em solos da região sudeste do complexo Bação, entre as cidades de Ouro Preto e Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais.  Desta região, selecionaram-se duas áreas, sendo elas denominadas estação Dom Bosco, caracterizada como uma encosta de forma côncava, e estação Holanda caracterizada como uma encosta de forma convexa.

Baseado nas investigações realizadas, foram selecionados pontos com valores de condutividade hidráulica contrastantes. Nestes pontos foram realizados levantamentos de eletrorresistividade.

Com a realização desses levantamentos, verificou-se que nas áreas de relevo côncavo a recarga tende a ser mais lenta do que nas áreas de formas convexas. Conclui-se que o método de eletrorresistividade se mostrou eficaz para estudos de recarga e fluxo de água na zona superficial do solo não saturado.

Este artigo pode ser considerado um trabalho cientifico, pois além de passar as informações, as mesmas foram explicadas e pesquisadas, para tratar do problema apresentado e seus respectivos resultados, diferente do conhecimento empírico, por exemplo, em que é passado algo e aceito como o caminho certo. Podemos analisar com a leitura do artigo, que há uma apresentação lógica dos fatos, não apenas conceitos e ideias dispersas, outra característica do conhecimento cientifico.

Referência:

MORAIS, Fernando; BACELLAR, Luis de Almeida Prado. Geofísica aplicada ao estudo de fluxos da água no solo. Soc. nat. (Online),  Uberlândia ,  v. 22, n. 1, p. 213-222, abr.  2010 .   Disponível em . acessos em  22  set.  2015. 

http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132010000100015.

Aluna: Sarah Ferreira Calili

Matrícula: 20141113659

Curso: Engenharia de Petróleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com