TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÊNERO TEXTUAL E OS TIPOS DE TEXTO

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Podemos dizer que há uma diferença entre “Tipos de textos” e “Gêneros Textuais”, porém vamos nos ater aos gêneros em virtude de este ser a temática a ser abordada em nosso trabalho. Para isso, mostraremos alguns tipos de texto com diferentes gêneros textuais para melhor apresentarmos essa noção. Ao longo de nossa construção textual faremos algumas colocações para dar sustentação ao será tratado no nosso trabalho.

Tendo em vista que os gêneros textuais se referem à construção do discurso, ou função do texto é importante ressaltar que vários tipos de texto podem englobar um mesmo gênero, portanto é compreensivo que um gênero é como que um determinado assunto do qual um texto, ou vários textos abordam.

METODOLOGIA

Para realizarmos este trabalho, primeiramente realizamos reunião para decidirmos sobre o que iriamos falar nos trabalhos, selecionada a temática “Gênero Textual”, escolhemos os tipos de texto que iriamos trabalhar para mostrar o gênero inserido em tipos textuais. Após selecionarmos os tipos de texto selecionamos o que cada um faria no trabalho. Em seguida nos reunimos novamente com a finalidade de estudarmos o trabalho em conjunto para que todos interagissem em todas as partes do trabalho. Por fim preparamos apresentação para a turma.

GÊNERO TEXTUAL E OS TIPOS DE TEXTO:

É importante frisar que, sendo o gênero textual embasado no discurso e na função que este exerce no texto, tem um papel fundamental na sociedade. É através dele que conhecemos, ou identificamos a quem se dirige o texto e com que finalidade se dirige a determinado público.

O gênero textual pode estar presente em diversos tipos de texto, e cada tipo trazerem em seus corpus a mesma temática, ou o mesmo discurso se adequando a cada tipo, como veremos a seguir. Antes disso vejamos o que dizem alguns autores a respeito do gênero textual.

Com o passar de nossas vidas, reconhecemos muito rapidamente quando um texto pertence a uma ou a outro tipo familiar, geralmente porque reconhecemos algumas características textuais que nos sinalizam que tipo de mensagem pode ser aquela. (BAZERMAN, Charles, 2006, p.30)

Como falamos anteriormente o gênero se baseia no discurso, portanto é notável a ligação deste com diversos textos, em que todos podem tem uma mesma temática, ou não.

Para esclarecermos essa noção de gêneros selecionamos quatro tipos de textos, dentre eles estão a música, a reflexão (pensamento), a ata e o vídeo. Utilizaremos gêneros diferentes para mostrar a relação entre estes.

Escolhemos a música por ser um meio que atinge a todas as camadas sociais e por este estar intrinsecamente relacionado ao discurso, quem canta quer transmitir uma mensagem, e esta mensagem pode também estar também inserida noutro tipo de texto. Por exemplo, o poeta Vinícius de Morais, que escrevia poemas e também os transformava em músicas. Escolhemos, no entanto, o tipo música para mostrar o gênero romance. A Música “Soube que me amava” que tem como cantora Aline Barros, mostra traços românticos e traz essa mensagem determinando assim um gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com