TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário sobre linguagem, língua, texto, gramática, variação linguística, tipo e gênero textual.

Por:   •  25/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

- Atividade (tarefa) de estudo de um texto (via powerpoint), enfim, de compreensão e interpretação do tema abordado: linguagem, língua, texto, gramática, variação linguística, tipo e gênero textual.

Respostas:

1- Sim, há diferença entre linguagem e língua. A linguagem é um potencial próprio do ser humano, que já nasce com ela, com a capacidade de interagir e se comunicar. Já a língua (sendo um bem cultural adquirido, diferindo de povo para povo), é um instrumento construído pelo homem para efetivar a sua comunicação, para os processos de interação entre interlocutores.

2- Não, pois a fala aprendemos desde que nascemos, como um potencial próprio de comunicação e interação do ser humano, já a escrita passamos a aprender na escola.

3- Na minha opinião, antes de tudo, escritores são leitores até porque buscam-se uns nos outros. E os leitores que não se transformam necessariamente em escritores são porque não possuem ou não adquiriram as estratégias, o uso das palavras e etc o suficiente para tal, então nem sempre ele terá essa consciência do que está usando e formulando.

4- Descritivo; Narrativo; Dissertativo; Expositivo; Argumentativo; Dialogal; Injuntivo;

5- Pela variedade linguística ser o conjunto das diferenças de realização linguística falada pelos locutores de uma mesma língua, baseando-se em diferenças sociais, regionais, históricas e estilísticas, ela acaba carregando a história de cada comunidade e trazendo efeitos na vida das pessoas. Por exemplo, o preconceito linguístico, que se baseia em um sistema de valores que afirma que determinadas variedades linguísticas são “mais corretas” do que outras, e com isso, ganhasse status de maior ou menor prestígio social.

A Língua/Norma Padrão é como se fosse um modelo, uma base sob a qual todas as variações são feitas. É a variação da língua portuguesa que, na teoria, todos os falantes do português no mundo irão entender, independente de onde sejam ou estejam. Ela não admite as variações regionais, sociais, estilísticas, ou outras variações possíveis.

6- Cada pessoa tem seu jeito próprio de se manifestar em meio a um grupo social, e, para se adaptar/ser compreendido nele ela vai expressar seu pensamento de acordo com sua visão de mundo adquirida ao longo de sua experiência e usufruir de seus conhecimentos linguísticos para isso.

Sim, quando me comunico com diferentes grupos sociais. Principalmente, por exemplo, por transmitir jogos online e o universo dos games ter um dialeto próprio, e, para me comunicar melhor com esse público preciso usá-lo.

7- Sei que o preconceito linguístico é praticamente todo julgamento de valor negativo (de reprovação, de repulsa ou mesmo de desrespeito) às variedades linguísticas de menor prestígio social. Normalmente, esse prejulgamento dirige-se às variantes mais informais e ligadas às classes sociais menos favorecidas, ou seja, aquelas de menor acesso à educação formal ou acesso a um modelo educacional de qualidade mais baixa.

8- 1ª - um livro que reúne o conjunto das regras que orientam o uso da língua escrita, em situações cultas e formais (regras estruturadas e formalizadas);

2ª - um conjunto de regras que o falante de uma língua traz consigo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com