TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO HUMANA

Por:   •  25/4/2016  •  Seminário  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 7

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO HUMANA

PARADIGMA MATEMÁTICO INFORMACIONAL

História da Comunicação Humana....................................................................................pág.:4

Paradigma Matemático Informacional..............................................................................pág.:6

Conclusão..........................................................................................................................pág.:8

Referência..........................................................................................................................pág.:9

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO HUMANA

1. INTRODUÇÃO

Desde início dos tempos o homem tenta se comunicar com os seus semelhantes. A forma como ocorre essa comunicação vem variando ao longo dos séculos. A linguagem vem evoluindo juntamente com a espécie humana. Os homens das cavernas, com ações e pensamentos rudimentares, se comunicavam através de gestos, posturas, gritos e falas pouco claras, assim como os animais.

Em um determinado momento, o homem aprendeu a relacionar no cotidiano, os objetos e suas funcionalidades, passando para os demais indivíduos do grupo através de gestos e repetições, criando assim, uma forma simples de linguagem.

O homem deixava os seus registros, através da linguagem escrita, na pré-história, desenhando seus registros nas paredes das cavernas, já há milhões de anos depois, no Egito, foi criado os hieróglifos - sinais da escrita de antigas civilizações, tais como os egípcios, os hititas, e os maias. Também se aplica, a qualquer escrita de difícil interpretação, ou que seja enigmática. É uma escrita sagrada e dominada apenas por pessoas que tinham o poder sobre a população, como os sacerdotes, membros da realeza e escribas (responsáveis pela escrita no Antigo Egito). Esse tipo de escrita utilizava símbolos simples para representar tanto objetos materiais, como ideias abstratas.

2.  DISSERTAÇÃO

A compreensão da fala veio da evolução do cérebro humano com o decorrer dos séculos, pois não tinha o centro de fala muito desenvolvido e comunicavam-se através de sussurros, gemidos e gesto. A história da comunicação se inicia no momento em que os indivíduos começaram a se entender por gritos, gestos com os quais externaram intenções e indicaram objetos. Com o Homo Sapiens, fisicamente mais adaptado para a produção da fala, veio também uma grande evolução da linguagem e da fala.

O surgimento da escrita pelos Sumérios na Mesopotâmia sobre a forma cuneiforme, a mais antiga língua humana escrita conhecida, em 3000 A.C. A sua invenção deve-se às necessidades da época e era usada para as medidas, cobranças de impostos, contagem dos animais, etc. Apesar de tudo, a escrita suméria era feita por símbolos que tinham um significado. Logo depois e passando um pouco pela influência da Suméria, surgem os hieróglifos egípcios. Os hieróglifos egípcios surgiram por volta do ano 3000 a.C., sendo praticamente contemporâneos da escrita cuneiforme dos sumerianos.

Os hieróglifos  era uma mistura de símbolos de três tipos:

  • caracteres figurativos, cópia direta dos objetos (pictogramas);
  • caracteres simbólicos, que exprimiam por vários processos as ideias abstratas (logogramas ou ideogramas)
  • caracteres fonéticos, que tinham um valor silábico ou alfabético (fonogramas).

Em outros termos, a escrita era baseada em elementos que não lhe davam independência em relação à linguagem falada

Mais tarde surgiria um mecanismo que que abordava apenas a linguagem, chegando ao alfabeto e, depois, à separação da sílaba em letras, com a representação separada de cada som, surgido na China. A Grécia, por sua vez, dá o primeiro passo, e separa as consoantes das vogais e chegam a um alfabeto completo.

Os povos mais primitivos que não desenvolveram uma linguagem escrita, encontraram outros meios de se comunicar e enviar suas mensagens: os índios utilizavam os sinais de fumaça e imitavam os cantos dos pássaros, os africanos utilizavam os sons emitidos pelos tambores.

Com o surgimento dos novos meios de comunicação e o aparecimento do papel que levou o surgimento da Imprensa e jornais. Os correios, o telégrafo, o telefone, o rádio, a TV, o cinema, os satélites e a Internet que permitiram a fixação do conhecimento, mantendo disponível ao longo do tempo por várias gerações, permitindo a propagar o conhecimento.

PARADIGMA MATEMÁTICO INFORMACIONAL

1. INTRODUÇÃO

A Revolução Industrial estava acontecendo e na época a mídia seria o único instrumento capaz de comunicar. A população estava em plena era da urbanização e perdendo sua individualidade.  Com o intuito de apresentar o principio de todo elemento que compõe o social é solidário aos demais, não podendo ser compreendido fora da totalidade. O desenvolvimento dos meios de comunicação correspondia às novas necessidades sociais e competia em proporcionar grande satisfação e expectativas à sociedade.

2. DISSERTAÇÃO


            É um Paradigma que conceituou  o desenvolvimento de modelos teóricos de 
base  sociológica  e  os  modelos  que  buscavam  levar  aos  estudos da comunicação humana.

O matemático americano Norbert Wiener, conhecido com o fundador da cibernética que é a ciência do controle e comunicação nos seres vivos e máquinas, se interessou pelo estudo de sistemas de comunicação em seres humanos, animais, máquinas e organizações, pois tinha uma preocupação com os sistemas de controle e produção de comportamentos automáticos. Essas preocupações motivaram uma teoria da comunicação baseada em princípios matemáticos e estatísticos, com o objetivo de se determinar a medida da informação contida na mensagem e o cálculo de transferência ou transporte pelo canal de transmissão.

Claude Elwood Shannon

Conhecido como "o pai da teoria da informação", foi matemático, engenheiro e criptografo, tinha como objetivo fazer a mensagem chegar sem problemas. Publicou o importante artigo científico intitulado A Mathematical Theory of Communication enfocando o problema de qual é a melhor forma para codificar a informação que um emissor queira transmitir para um receptor. Neste artigo, trabalhando inclusive com as ferramentas teóricas utilizadas por Norbert Wiener, Claude Shannon propôs com sucesso uma medida de informação própria para medir incerteza sobre espaços desordenados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (155.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com