TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Habilidades do Negociador

Relatório de pesquisa: Habilidades do Negociador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03

1- CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO ..............................................................03

1.1 Habilidades do Negociador.................................. ...........04

1.2 Planejamento da negociação 04

2 -ROTEIRO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL ..............06

3 -CONCLUSÃO ..............07

4 –REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............08

ANEXOS A

Conceito de Negociação....................................................................................09

INTRODUÇÃO

Negociação é um processo de comunicação bilateral onde se busca o entendimento e satisfação entre as duas ou mais partes o que nem sempre é possível. Nestes trabalhos vamos tentar apresentar o conceito e mostrar como se deve conduzir uma negociação.

Negociar é uma arte e, por isso, requer treinamento e aprimoramento. Até mesmo para aprender a controlar as emoções, de modo que não abalem o raciocínio e atrapalhem o seu planejamento. Muitas vezes, achamos que a negociação só começa quando encontramos a outra parte para dar início às conversas que levarão ao acordo. Mas, na verdade, para que o acordo seja alcançado e atenda às nossas expectativas, precisamos fazer um longo “dever de casa”.

A negociação é um processo composto por etapas. Neste processo é muito importante que a comunicação entre as partes seja eficaz, reduzindo-se significativamente as chances de má interpretação.

1-CONCEITO DE NEGOCIAÇÃO

Hoje em dia a maioria das pessoas tem diferentes conceitos de negociação, que vão desde obter uma resposta positiva, ou no fato de se saber usar a informação e o poder que a mesma gera e chegam até a tomada de decisão para se otimizar interesses. Negociação também é entendida como um processo de comunicação que se desenvolve quando queremos algo de uma outra pessoa. Note-se que, em todos esses conceitos, o comportamento mais marcante é o de conquista, o de persuasão da outra parte.

Hoje, podemos dizer que a negociação é encarada como uma habilidade, que, neste caso, é entendida como aquilo que se aprende e se aprimora na prática.O conceito que, de nosso ponto de vista, caracteriza a negociação como uma habilidade a ser treinada e desenvolvida é: um processo que envolve uma ou mais partes com interesses comuns e/ou antagônicos, que se sentam para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançar um acordo.

A bem da verdade, o processo de negociação deve contemplar a busca da mútua satisfação. Mais do que o simples resultado da negociação, o que importa é existe a possibilidade de uma negociação conduzir a soluções que comportem ganhos para as diferentes partes envolvidas e o quão gratificante ela foi em termos de realização pessoal e de melhoria das relações, além da possibilidade de se estabelecerem laços de respeito mútuo.

Independentemente de quem ou do que priorizar no processo de negociação, o mais importante e praticá-lo. Só a prática permitirá que alcancemos o estado de arte, pois as técnicas de negociar e as táticas a serem utilizadas, todas elas são fruto da experiência do dia-a-dia em qualquer situação da nossa vida.

Um primeiro passo a ser considerado na visão da negociação sob um enfoque sistêmico é o seu processo, que inclui as entradas ( as influências às quais a negociação está sujeita), o processo em si (a negociação propriamente dita) e as saídas (resultados da negociação).

Negociação é um processo, ou seja, um conjunto de etapas. A primeira é a preparação. Para nos prepararmos bem temos que ver a situação pela nossa ótica e pela do outro negociador.

1.1-HABILIDADES DO NEGOCIADOR

Para se obter sucesso em uma negociação , em primeiro lugar deve-se conhecer sobre o que e com que vai se negociar , pois desta maneira pode se levar uma vantagem e conseguir seus objetivos .Para isto deve-se levar em conta algumas habilidades que são indispensáveis para os negociadores , que são elas : Auto controle , empatia , curiosidade ( buscar informações sobre o que se está negociando ) e estratégia ( analisar a situação e buscar a maneira mais fácil e rápida de se atingir o objetivo).

O papel do negociador em tudo isto é não só conhecer as habilidades necessárias mas sim buscar estas habilidades em si e desenvolve-las , pois muitas pessoas já nascem com o dom de negociar outras porém tem que desenvolver estas habilidades no dia a dia .

1.2- PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO

O planejamento da negociação é importante, porque consiste na busca das informações necessária ao processo inicial e na formulação de um plano de ação e na preparação para o desenvolvimento da negociação, objetivando prever os eventuais obstáculos que poderão surgi no decorrer do processo e estando preparado para supera-los .

O filme Erin Brockovich, uma mulher de talento (USA, 2000) é baseado em uma historia real e conta a historia de uma mulher persistente e determinada que por meio de sua linguagem convincente fez com que o julgamento contra uma empresa poluente, fosse favorável aos cerca de seiscentos moradores atingidos. Inicialmente a linguagem usada pela protagonista é informal, carregada de gírias e palavrões, mas quando se depara com a injustiça sofrida pela população e toma iniciativa de representá-los e defendê-los, sua linguagem se torna persuasiva e convincente. Erin usa seus atributos físicos para coletar informações importantes sobre o caso e formalizar assim uma ação contra a empresa. Enfrentando preconceitos, usou gestos, olhares, determinação e o modo ousado de se vestir para ter as vítimas do seu lado.

É de extrema importância o uso da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com