TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hibisco roxo

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

Hibisco Roxo nos mostra a história da colonização inglesa na Nigéria, perdendo suas tradições e costumes como por exemplo o seu idioma Igbo e que foi substituído pelo inglês e considerado a língua oficial do país . O livro retrata também a situação em que o país se encontrava após um recente golpe militar, abordando aspectos alarmantes para a população como os preços muitos altos de alimentos, a falta de água, o sistema de sáude, etc. Em síntese foram abordadas diversas questões sociais, econômicas e educacionais.

A obra tem como personagem principal e narradora Kambili, uma menina nigeriana de família rica que mora com os seus pais (Eugene e Beatrice) e com seu irmão chamado Jaja em uma mansão.

Kambili é uma menina quieta, submissa, quase sem voz durante a história e que tem a personalidade constantemente reprimida por seu pai Eugene, o qual ela respeita, admira e teme.

Ela e seu irmão são obrigados a seguirem regras impostas pelo seu pai como por exemplo: falar somente inglês fora de casa por ser mais civilizado, devem seguir rituais católicos, serem os melhores alunos da classe e não passar mais de quinze minutos com o seu avô Papa Nwukwu pois ele não se converteu ao catolicismo e é visto por seu filho Eugene como um pagão.

Eugene, também conhecido como Papa, apresenta dupla personalidade durante toda a narrativa. Ele é um homem muito rico, dono de um jornal chamado Standard que no momento estava sofrendo alguns problemas com o governo por causa do seu apoio a democracia, tendo suas edições censuradas diversas vezes. Aos olhos da sociedade ele é um homem muito bom e considerado caridoso, mas a história muda quando se trata de seu comportamento dentro de casa, ao ponto de não parecer o mesmo homem. Em sua casa, Eugene torna-se uma pessoa completamente agressiva, autoritária, opressora e que não se importava em aplicar castigo em quem não seguisse suas regras; um exemplo é quando ele queima os pés de sua própria filha após ela ter passado uma noite na casa de seu avô Papa Nnkwu.

Beatrice, também conhecida como Mama é uma mulher completamente subsmissa ao seu marido fazendo de tudo para agradá-lo no entanto é constantemente agredida por ele ao ponto de fazê-la abortar. Com relação aos seus filhos ela é muito amorosa, compreensiva e bastante protetora.

Jaja é irmão e melhor amigo de Kambili, sendo preciso apenas umas trocas de olhares,para que ele a entendesse. Aproximando-se do fim da narrativa ele começa a ganhar voz, falando as coisas para o pai sem medo e protegendo sempre que possível sua irmã.

Papa Nnkwu é pai de Ifeoma e Eugene, sendo rejeitado pelo seu filho por não aderir ao catolicismo sendo impedido de se aproximar de seus netos.

A tia Ifeoma torna-se uma das personagens mais leves da história; ela é uma mulher religiosa mas que aceita seu pai independente da religião e é totalmente diferente de seu irmão. Ifeoma é viúva, seu marido foi um homem que nunca a agrediu e por ser uma viúva independente ela mostra que o casamento não é o único caminho, contrastando fortemente com a história de Beatrice. Ela tem três filhos: Amaka, Obiora e Chima; eles passam dificuldades financeiras mas a falta de dinheiro é suprida com a felicidade, o carinho e o respeito com que os três se relacionam sendo o oposto da família de Kambili em diversos ou quase todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com