TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar Leitura: Hibisco Roxo

Por:   •  9/4/2017  •  Resenha  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Complementar Leitura: Hibisco Roxo

Chimamanda Ngozi Adichie, 2003

O livro retrata o dia a dia da família de kambili e Jaja, dois irmão nascidos na Nigéria mas criados com forte influência Inglesa. A colonização branca devasta essa família através de um pai que nega as tradições Africanas e segue uma educação católica rígida uma tirania católica.

Mas o interessante neste livro é o fato da autora descrever, dentro desta história, sobre a política educacional e social deste País. E dentro deste contexto fica impossível não comparar as condições para a educação e as reinvidicações sociais, com o que presenciamos no Brasil.

A situação da educação é apresentada pela tia de kambili uma professora universitária da periferia que luta para sustentar os seus filhos com dignidade, dando aula em uma faculdade pública sempre com os salários atrasados pelo governo.

O sistema público de ensino vive em greve por melhores condições, salariais, segurança nas escolas e fim do desvio de impostos que deveriam ser para a educação.

Com filhos em várias idades e níveis escolares ela visita com os sobrinhos escolas fundamentais sem janelas, muita sujeira e nenhum planejamento.

O drama das crianças é mostrado pelo Padre da cidade que realiza um trabalho social na comunidade e se emociona ao falar que a maioria das crianças que ele ajuda não vão a escola porque precisam trabalhar para ajudar os pais.

A história dessa professora termina com a ida dela e de muitos outros profissionais da edução nigeriana para os Estados Unidos, atrás de uma chance de dignidade.

É triste pensar que em muitos pontos a Educação Brasileira está tão parecida com a situação Africana e nos dois casos a situação está calamitosa pelo desvio da verba destinada para essa área.

Um País não cresce sem educação, torço para que a mudança realmente ocorra no Brasil por uma geração com mais conhecimento, só assim haverá o tão sonhado crescimento da Nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com