TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informática Aplicada as Artes

Por:   •  8/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  1.360 Visualizações

Página 1 de 2

IV. Informática Aplicada as Artes

Nessa disciplina foi possível compreender o processo da arte na nossa vida. A princípio surgiram as técnicas como a gravura, xilogravura, litografia e gravura em metal, como forma de reprodução das artes. No século XX, surgiu a fotografia, com técnicas variadas e diversas formas de capturar e registrar imagens. Mais tarde, por volta dos anos 60, com o avanço tecnológico, o computador teve seu papel importante na vida de grandes artistas, facilitando a reprodução e criação de imagens, videoclipes e outras técnicas aplicadas às artes.

Na educação, como em vários outros setores, a arte digital também vem contribuindo para a dinamização dos trabalhos daqueles professores que buscam o novo, para melhor contribuir no processo ensino aprendizagem, usando as técnicas dos programas criados para elaborar slides, vídeos, produção de texto, acesso à informática etc..

Diante desse problema, foi elaborada uma proposta de projeto de arte digital no ambiente escolar, visando chamar a atenção dos alunos e professores para a necessidade de conhecer essas técnicas, no sentido de estimular o interesse para um novo aprendizado, desenvolver suas habilidades e conhecimentos, saindo um pouco do modelo tradicional. A atividade foi coordenada por um agente Administrativo da escola Lícia Maria Paternostro devido à dificuldade de encontrar um professor de Artes de outra escola, uma vez que estavam em período de avaliações e a referida escola não possui a matéria na sua grade curricular, consequentemente não possui um professor de Artes.

O trabalho foi bastante proveitoso. Tanto os alunos como os professores mostraram-se atentos à exibição dos vídeos e slides, através de exposição de fotos de imagens de uma forma mágica. Foram apresentados os diversos tipos de programas como Power point, paint, fotoshop, explicando o passo a passo de cada um e de que maneira podem ser utilizados no sistema educacional, bem como na preparação de suas atividades em sala de aula. Especialmente da apresentação participaram alguns alunos do 3º Ano do ensino Fundamental, os quais gostaram muito e puderam emitir comentários sobre o que assistiram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com