TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao barroco Belém

Por:   •  7/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução do Barroco

Podemos dizer que a cidade de Belém, capital do estado do Pará, é muito rica em construções históricas especialmente no que se diz respeito a igrejas católicas. Andando por um dos bairros mais antigos da cidade morena, o bairro da Cidade Velha, é possível notar a presença de edificações religiosas de arquitetura antigas bastante imponentes.

O estilo arquitetônico chamado de Barroco é muito presente na maioria dessas construções, tanto no exterior dos prédios e principalmente no interior. O exagero em detalhes decorativos pintados nas cores vermelha, azul e dourado se tornam marcas registradas dessa escola literária e artística. Pinturas em tetos ou em quadros demostram a discursão que teoriza o Barroco, que é a constante luta do homem contra as tentações da carne em meio às questões e deveres espirituais.

A tendência artística barroca nasce na Itália e ganha força em meados do século XVl , mas só  chega com expressão a antiga cidade de Belém do Grão Pará por volta do século XVlll, quando desembarca na mesma o arquiteto italiano José Antônio Landi, que começa a fazer intervenções em algumas igrejas dando a elas traços do Barroco. Landi é considerado o urbanizador com maior importância para capital paraense, por conta de seu trabalho realizado em diversos prédios históricos. O Palácio Antônio Lemos e as Igrejas de Sant’ana, Santo Alexandre e de Nossa Senhora do Carmo são algumas das obras que o arquiteto e urbanista italiano assinam.

O Barroco se consolida principalmente pelos trabalhos sacros como imagens de santos talhados em madeira, pinturas em quadros religiosos e em paredes e tetos de templos religiosos cristões. A partir de agora vamos conhecer como o Barroco se concretizou em Belém mostrando as curiosidades e belezas artísticas de algumas igrejas da capital do Pará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com