TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS E BRINQUEDOS QUE FACILITAM A ESCRITA.

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

JOGOS E BRINQUEDOS QUE FACILITAM A ESCRITA.

MANAUS/AM

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

JOGOS E BRINQUEDOS QUE FACILITAM A ESCRITA.

ADRIELE DIAS AM1420478

ERICK BARAÚNA AM1421402

EVELIN BRASIL AM1320169

JUCINEIDE RAMOS AM1421871

MARIA ROSENIRA AM1421856

MEIRIMAR BARBOSA AM142387

NYLCYLAYDY LIMA AM1421627

RONALDO GOLDINHO AM1413433

THAYSA BARAÚNA AM1421403

MANAUS/AM

2015

INTRODUÇÃO

O resumo apresenta um panorama dos jogos e brinquedos para o desenvolvimento da escrita. Levanta questões necessárias a serem desenvolvida dentro da escola.

Abordam estratégias de estudos criando um universo do brincar e do conhecimento, a junta posição dos dois, onde o professor usa-os como ferramentas para despertar a curiosidade das crianças, levando a novas descobertas, isso ajudam na construção social do ser. Mas até chegar a essa aceitação, a história traz fatos que são de suma importância ao conhecimento de um futuro profissional na área da educação.

Na antiguidade, às crianças participavam tanto quanto os adultos, das mesmas festas dos mesmos ritos e mesmas brincadeiras, entretanto passaram a sofrer uma atitude moral contraditória, por um lado era admitido, por outro lado eram recriminados pelos moralistas e pela igreja. Com o passar dos anos ,no século XVII, com a influência dos jesuítas para implantar nas crianças religiosidade,passou a se considerar as brincadeiras e jogos como uma forma de preservar a moralidade nas crianças.

Os jogos e brincadeiras passaram a ser percebido como uma maneira e a criança estar no mundo próximo do sonho com a realidade. Os filósofos COMENIOS(1593), ROUSSEAU(1712), PESTALOZZI(1746) contribuíram para o renascimento da valorização da infância, dando inicio à elaboração de métodos próprios para educação infantil.

A valorização dos jogos e brincadeiras auxilia e estimula também a criação de uma criança brincante. As teorias psicológicas de PIAGET, WALLON, VIGOTSKY e as teorias pedagógicas de FROBEL, DECLORYeos teóricos da escola nova contribuíram para a construção de uma criança que se define socialmente pelo brincar ativo.

  1. JOGOS E BRINQUEDOS.

        Para entender como desenvolver a escrita, temos que entender os significados de cada palavra usada para essa construção e desenvolvimento do conhecer.    

O que é jogo?

A concepção de jogo está integrada tanto ao objeto (brinquedo) quanto à brincadeira. É uma atividade mais estruturada e estabelecida por um princípio de regras mais explícitas. Exemplos clássicos seriam: Jogo de Mímica, de Cartas, de Tabuleiro, de Construção, de Faz-de-Conta etc. Uma particularidade importante do jogo é o seu emprego tanto por crianças quanto por adultos, enquanto que o brinquedo tem uma agregação mais exclusiva com o universo infantil.

O que é brinquedo?

 O brinquedo é representado como um "objeto suporte da brincadeira", ou seja, brinquedo aqui estará concebido por objetos como piões, bonecas, carrinhos etc. Os brinquedos podem ser considerados: estruturados e não estruturados. São designados de brinquedos estruturados aqueles que já são adquiridos prontos, é o caso dos exemplos acima. 

         Os brinquedos não estruturados não são provenientes de indústrias, assim são simples objetos como paus ou pedras, que nas mãos das crianças adquirem novo significado, podendo transformar-se em um brinquedo. A pedra se transforma em comidinha e o pau se transforma em cavalinho. Desse modo, os brinquedos podem ser estruturados ou não estruturados dependendo de sua origem ou da alteração criativa da criança sobre o objeto.

1.1Histórico.

O jogo existe desde o século XVI, e os primeiros estudos foram realizados em Roma e Grécia, destinados ao aprendizado das letras.   

Sabemos que o brincar vem de muito cedo, pois vemos os bebês brincando com suas mães, com o cabelo, com suas mãos, quando crianças também brincam e isso segue pela vida, ou pelo menos deveria ser seguido. De acordo com KISHIMOTO (1997) os jogos e as brincadeiras estimulam as seguintes áreas do desenvolvimento infantil: percepção sensorial; percepção visual, percepção auditiva; esquema corporal; estruturação do tempo - espacial; memória; atenção; imaginação; criatividade; linguagem; sociabilidade.

PIAGET (1982) afirma também que o jogo possibilita a construção do conhecimento, principalmente nos períodos sensório – motor (0 a 24 meses) e pré – operacional (2 a 7 anos).

Segundo RODULFO (1990), a brincadeira constitui-se em um momento de aprendizagem em que a criança tem a possibilidade de viver papéis, de elaborar conceitos e ao mesmo tempo exteriorizar o que pensa da realidade.

  1. A realidade Atual.

Muitas são as dúvidas de como ensinar a criança? Depois de como introduzir jogos, brinquedos e brincadeiras dentro do contexto pedagógico? Como associar brincadeiras e educação escolar?

        VYGOTSKY (1991) diz que a mudança de uma criança de um estágio de desenvolvimento para outro dependerá das necessidades que a criança apresenta e os incentivos que são eficazes para colocá-la em ação, sendo que a criança satisfaz certas necessidades no brinquedo. Assim foi dada uma a ideia para os educadores de introduzir brinquedos para facilitar esse desenvolvimento.

VYGOTSKY (1987), também mostra como associar o brincar com a língua escrita, afirmando que basta desenhar.

        O desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças. Os educadores devem organizar todas essas ações e todo o complexo processo de transição de um tipo de linguagem escrita para outro. Devem acompanhar esse processo através de seus momentos críticos até o ponto da descoberta de que se pode desenhar não somente objetos, mas também a fala. Se quiséssemos resumir todas essas demandas práticas e expressá-las de uma forma unificada, poderíamos dizer o que se deve fazer é, ensinar às crianças a linguagem escrita e não apenas a escrita de letras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (151.3 Kb)   docx (757.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com