TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jornalismo no Brasil

Por:   •  12/9/2016  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Felipe Camin

O jornalismo no Brasil começou a surgir 14 anos antes da separação entre Brasil e Portugal, isso ocorreu por que o país não tinha equipamentos suficientes para começar a produção de um jornal, nos quais deviam ser exportados e pela demora na aprendização da linguagem, tanto nos números de analfabetos quanto na quantidade de indígenas que demoraram a aprender o português.

Com o passar do tempo surgiram os dois primeiros jornais do país: A gazeta do Rio de Janeiro (de chapa branca) e o Correio Braziliense, de caráter combativo. Durante essa primeira fase, o jornalismo foi mais de caráter opinativo e como possuía um preço baixo era muito popular. Tinha tanta influência que conseguiu afastar Dom Pedro I do poder.

Na Segunda fase, a imprensa evoluiu contendo agora fotografias e ilustrações e as guerras mundiais foram fundamentais para a evolução do jornal. Ao fim da primeira guerra, o formato jornalístico dos Estados Unidos difundiu-se mundialmente, influenciando o país a obter objetividade. O Brasil acabou se transformando em um jornalismo de informação, e ocorrendo o surgimento do jornal O Globo. A partir da segunda guerra mundial surgiram o rádio e a primeira emissora de TV, porém com a revolução constitucionalista, o jornal começou a ser censurado pelo governo, com o regime ditatorial onde a imprensa ficou ainda mais restringida, jornais são proibidos e as liberdades civis intensificadas. Com a ditadura e a segunda guerra mundial acontecendo, a imprensa se dividiu ao meio ficando entre a favor e contra o governo de Getúlio Vargas, criando-se até jornais de cunho comunista.

 Na ditadura militar, a imprensa entrou em uma censura muito grande e perdeu a liberdade civil, porém ganhou grandes avanços tecnológicos surgindo às primeiras faculdades de jornalismo e a Rede Globo que sofreu investimentos para popularizar o governo militar. Em um tempo acabou surgindo à imprensa alternativa que publicava noticias que os jornais tradicionais não publicavam.

A partir da década de 90 começou a surgir o jornal on-line, e a partir do século XXI o jornalismo começou a participar de todos os acontecimentos do país em grande escala.

Dificuldades:

Obtive dificuldades na hora de fazer o resumo do texto, pois consegui fazer a leitura e a compreensão do texto, mas na hora de escrever, reconheço que foi difícil transcrever o resumo que elaborei em minha cabeça para tornar o texto agradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com