TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Reféns

A liberdade de expressão é a garantia e a capacidade dada a um indivíduo, que lhe permite expressar suas opiniões e crenças sem ser censurado. Mas a que ponto a liberdade de expressão se torna ofensiva? Onde fica o direito à crença e a escolhas do outro? E as consequências dessa tal liberdade.

No dia 7 de janeiro de 2015 dois homens entraram na sede do jornal Charlie Hebdo em Paris capital da França e assassinaram 12 pessoas. O jornal é famoso por suas sátiras contra as religiões, em especial ao profeta Maomé que, para os mulçumanos, é o mensageiro de Deus. O atentado foi uma resposta a algo que ofendia milhares de fiéis muçulmanos. Evidentemente não deveria ser respondido com o assassinato. Mas também defendo que não se devem criar as condições psicológicas e políticas que levem a alguns radicais a lançarem mão de meios reprováveis sobre todos os aspectos.

Muitos se baseiam na liberdade de se expressarem para falar ou fazer o que lhe convém, sem se importarem com o opinião dos que podem se ofender, sendo por diversos motivos, suas próprias convicções, ponto de vista ou da forma mais repulsiva, denegrir uma religião ou um povo por sua etnia, simplesmente fama e dinheiro.

Para o cronista Carlos Castro, A. (2011), todos têm liberdade para falar o que quiser, porém, precisam responder legalmente por suas palavras, principalmente nos casos em que houver calúnia, injúria, ou difamação. O presente exposto é evidente no artigo 5º da Constituição Federal que diz ser vedado o anonimato. Ou seja, não se pode proferir algo que venha a ofender a outrem e depois renegar o que foi falado. Deve-se arcar sempre com as consequências daquilo que é dito e saber ouvir o que o outro tem a dizer por lhe ser garantido o direito de resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com