TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liberdade de expressão

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL

DOCENTE: Carla Lima

MATÉRIA: Português Instrumental

DISCENTE: Neirival Neri Santos

Liberdade de expressão

A nossa sociedade nem sempre exerce com plenitude esse direito que é a liberdade de expressão. Direito esse que nos é garantido pela Constituição Federal e fundamental para o exercício da cidadania. Muitas pessoas afirmam que há liberdade de expressão somente quando o estado não intervém e também quando a censura oficial não faça proibição da livre circulação das opiniões e pensamentos.

Entretanto a realidade  é diferente, pois falar o que pensa nem sempre terá aceitação esperada pelas pessoas, pela mídia e também pelas autoridades principalmente se há sinceridade por parte da pessoa que se expressa. A mesma acaba por receber o adjetivo de polêmico qualidade essa um tanto quanto taxativa e nem um pouco querida.

Observa-se então que as pessoas se acostumaram com a hipocrisia e quando se deparam com o que é real se assustam. Com isso as elas muitas vezes se sentem intimidadas a se expressarem. Pois as críticas advindas do ato de se expressar nada acrescentam provocando em quem se expressa um sentimento de terem sido ironizadas e zombadas, diante dessa situação optam pelo silêncio e alimentam a esperança do aparecimento daquele que possa falar por elas.

Portanto com essa analogia fica claro que a liberdade de expressão na sociedade é uma contradição, que apesar de carregar no seu bojo a verdade tais expressões não são aceitas e com essa não aceitação fica impossível construir uma sociedade democrática pois somente com pleno exercício da cidadania e que a população pode concretizar os princípios dos Direitos Humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com