TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligação iônica E Molecular

Artigo: Ligação iônica E Molecular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

Avenida República do Paraguai, 120, Sarapuí - Duque de Caxias/RJ

AULA EXPERIMENTAL V:

Ligações iônicas e moleculares

Isabelle Nascimento de Mello

Pamela Roberta Alves da Costa

Sonara Gonçalves Silva Cassa

Duque de Caxias

08/09/2014

SUMÁRIO

1. OBJETIVO 2

2. INTRODUÇÃO 2

3.1 Materiais 4

3.3 Procedimento 5

3.3.1 Substâncias iônicas e moleculares frente ao aquecimento 5

3.3.2 Polaridade e solubilidade 5

5. DISCUSSÃO 5

4.1 Substâncias iônicas e moleculares frente ao aquecimento 5

4.2 Polaridade e solubilidade 7

6. CONCLUSÃO 7

7. TRATAMENTO DOS RESÍDUOS 7

1. OBJETIVO

Este relatório tem por objetivo relatar os experimentos realizados com a finalidade de identificar as ligações iônicas e moleculares nas substâncias químicas, a polaridade e a solubilidade de algumas substâncias em diferentes solventes.

2. INTRODUÇÃO

Tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço é formado por substâncias químicas. As substâncias químicas são constituídas por átomos que, quando isolados, não apresentam estabilidade, com exceção dos gases nobres. Um dos aspectos mais intrigantes da química é o estudo das forças que agem entre os átomos para se tornarem estáveis. A força mais forte é denominada ligação química, e ela unem átomos formando moléculas, agrupamentos de átomos ou sólidos iônicos.

As ligações iônicas são forças eletrostáticas que atraem os íons de cargas opostas, onde um átomo tende a perder elétron, formando um cátion, e outro tende a ganhar, formando um ânion. Esta ligação ocorre frequentemente entre metais e não metais ou entre metais e o hidrogênio, e as substâncias formadas são chamadas de pares iônicos. Em temperaturas elevadas e em soluções concentradas que contêm íons encontramos esta ligação em alguns gases, porém é mais comum achar compostos iônicos no estado sólido, em temperatura ambiente, pois se caracterizam pela formação de retículo cristalino.

As ligações covalentes ou moleculares ocorrem quando dois átomos têm a mesma tendência de ganhar e perder elétrons. Frequentemente esta ligação é feita entre não metais e não metais ou, hidrogênio e não metais ou, hidrogênio e hidrogênio. Pelas condições de ambos os átomos terem a mesma tendência, a transferência total de um elétron não acontece, sendo assim os elétrons ficam compartilhados entre os átomos. A ligação covalente tem pontos de fusão e ebulição baixos e podem ser encontrados nos três estados físicos.

Os dois tipos de ligações químicas citadas a cima caracteriza as substâncias quanto a sua solubilidade e polaridade. A solubilidade é a quantidade máxima de um soluto para se dissolver em um solvente a certa temperatura. Porém para que isto ocorra outro fator importante interfere: a polaridade. A polaridade se relaciona com o tipo de ligação química existente entre os átomos. Para que um soluto se solubilize em um solvente eles precisam ter energia de ligação semelhantes. A ligação iônica, por exemplo, formam pares iônicos polares, pois suas cargas são opostas, a água também é uma substância polar, e ao misturar o soluto cloreto de sódio (Na+Cl-) na água o sal se solubiliza (acho que isso pode tirar ou então coloca como exemplo). Assim, podemos afirmar que solutos polares se dissolvem em solventes polares, e substâncias apolares em apolares.

O presente relatório visa apresentar os experimentos realizados no laboratório e os experimentos contidos na apostila, no qual utilizamos as técnicas de mistura de soluções para observar a polaridade e solubilidade de alguns solutos em diferentes solventes.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais

Materiais

Quantidade utilizada

Almofariz e pistilo 1

Espátula 1

Estantes para tubos de ensaio 1

Pró-pipeta (peras)

Pipeta graduada de 2 mL

Tubos de ensaio 5

5

15

3.2 Reagentes

Reagentes Quantidade utilizada

Água deionizada 1,0 mL

Álcool etílico (etanol) P.A. (C2H5OH) 1,0 mL

Cloreto de ferro III hexahidratado (FeCl36H2O)

Cloreto de sódio (NaCl) 1,0 g

1,0g

Iodo sólido (I2) 1,0g

Naftaleno sólido (C10H8) 1,0 g

Óleo de soja comercial 1,0 mL

Querosene 1,0 mL

3.3 Procedimento

3.3.1 Substâncias iônicas e moleculares frente ao aquecimento

Este experimento não foi realizado, mas será abordado na discussão.

3.3.2 Polaridade e solubilidade

• Adicionou-se em um tubo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com