TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liquidez Segundo Bauman

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

Sólidos VS. Líquidos

Para a condição líquida, ao contrário da sólida, o tempo é um fator crucial para compreender o conceito de liquidez e adaptabilidade em seu transbordamento, fluidez e escorrimento. Associados com a ideia de leveza, os líquidos estão em constante mobilidade, adaptação e mudanças, o que os tornam perfeitos para serem relacionados com este novo momento da modernidade – uma fase nova de diversas maneiras.

A Globalização pode ser vista como o epítome do constante avanço e reinvenção. O conceito de globalização enquanto representante da modernidade é um bom exemplo para vermos a liquidez da condição de transformação. Bauman vê a globalização como “uma grande transformação que afetou as estruturas estatais, as condições de trabalho, as relações entre os Estados, a subjetividade coletiva, a produção cultural, a vida quotidiana e as relações entre o eu e o outro.” (BAUMAN, 2005, p. 11).

Liquidez, segundo Bauman

Solidez e liquidez são metáforas usadas por Bauman para dar conta das mudanças que paulatinamente ocorreram durante a transição do século XX para o XXI;

Seguindo os conceitos de fluidez e de fácil adaptabilidade, que são características dos líquidos, a modernidade surge como o avanço para todos os âmbitos da sociedade. A modernidade representa o NOVO em oposição à monotonia dos velhos costumes e tradições.

O advento da modernidade líquida enfraqueceu os valores e as estruturas da tradição, modificando a maneira como estávamos acostumados a interpretá-las. Se antes havia um problema a ser enfrentado com a rigidez e a inflexibilidade à qual éramos submetidos, agora a situação é outra.

Para retratar essa transição entre o sólido e o líquido, vamos pegar o período do Feudalismo como exemplo. O Feudalismo foi um sistema socioeconômico que prevaleceu durante toda Idade Média, funcionou por séculos, seguro com a sua economia agrícola e os sistemas de servidão. Mas chegou uma hora que ele não conseguia mais suprir as “necessidades” das pessoas da época e ficou meio claro que as mudanças eram necessárias. Assim, o Feudalismo foi liquidificado para a seguir dar abertura à uma nova organização socioeconômica que, mais tarde, também seria solidificada.

Sobre Identidade Leste-Asiática e a correlação com a modernidade de Bauman.

No período de 1875 a 1940, o Japão estava passando por um processo de modernização e de desenvolvimento econômico, a chamada Restauração Meiji (1868), que acentuou a transição de uma sociedade feudal para uma sociedade capitalista, tendo o poder retirado dos xóguns e devolvido ao imperador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com