TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liquidez Corrente Lojas Renner

Pesquisas Acadêmicas: Liquidez Corrente Lojas Renner. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  1.112 Visualizações

Página 1 de 2

A liquidez corrente indica a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo, ou seja, o confronto do total de bens e direitos realizáveis com as obrigações exigíveis, no prazo de 1 ano. Sendo assim, quanto maior este índice, melhor. O índice utilizado como base para a análise é 1 ou >1. Portanto, durante ao anos de 2010 e 2011 este índice esteve alto, caracterizando um forte potencial financeiro da empresa em conseguir honrar suas dividas de curto prazo. A queda, identificada no ano de 2012 se deve ao fato de que, no ano de 2011 a empresa comprou outra rede de lojas, assumindo assim, seus riscos e possíveis dividas. Mesmo assim, com o índice de 1,44 a situação financeira da empresa, pode ser considerada bastante saudáve l. Analisando algumas de suas concorrentes, a Marisa possui um índice maior (2,1),a Leader um menor (1,1) e a Riachuelo um igual

A liquidez corrente visa medir o grau de excelência financeira da empresa, já que exclui o estoque do ativo, e assim, indica o quanto a empresa poderá dispor de bens e direitos realizáveis em curto prazo, sem depender da venda de seus estoques. O índice base para esta análise é 1 ou >1, ou seja, quanto maior, melhor. Portanto, observa-se que, durante os 3 anos, este índice sofreu consecutiva queda, porém, não deve resultar em preocupação, já que no período de 2011 e 2012 a Renner comprou outra rede de lojas e ainda abriu mais 30 lojas próprias no país – o que caracteriza um alto investimento em expansão. Os índices também não geram motivo para preocupação, já que se mantém acima de 1, ou seja, mesmo com altos investimentos, a empresa mantém sua capacidade de honrar os compromissos de curto prazo.

A liquidez imedianta revela o quanto a empresa dispõe para quitar as obrigações de curto prazo imediatamente, ou seja, com recursos provenientes do caixa, banco e aplicações passíveis de resgate imediato. Geralmente, as empresas possuem pouco interesse em manter montantes elevados de valor no “caixa”, pois pode prejudicar a rentabilidade. Por isso, é considerado normal este índice estar sempre abaixo de 1. Porém, por definição, ele deveria estar entre 1 ou > 1. Compreendendo o setor onde a Renner atua que é o varejo de moda, e sabendo que se trata de uma empresa de capital aberto, que negocia ações em bolsa, pode-se dizer que - diante dos índices de liquidez corrente e liquidez seca – não é preocupante ver os índices de liquidez imediata bem abaixo de 1.

Em último caso, a empresa poderia utilizar de ações promocionais específicas ou da negociação de seus ativos na bolsa para sanar dívidas imediatas. Sendo assim, esse índice tende a se manter baixo, por questão estratégica, já que seus ativos financeiros encontram-se aplicados e rendendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com