TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lutando Contra a Dengue

Por:   •  22/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Verifique em seu município quais são as ações do combate à dengue. Ela está estruturada? De que forma?

O munícipio de Assaí, assim como os demais municípios que compõem 17ª Regional de Saúde possuem o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue.

Assaí segundo o último levantamento de índice realizado entre os dias 4 e 8 de janeiro está com um percentual de 6,14%, isto é, está acima do 1% que é preconizado pelo ministério da Saúde.

Diante disso, ações devem ser tomadas durante todo ano para o combate ao mosquito e consequentemente a dengue. Dentre elas, são realizados 6 ciclos de levantamento de índice durante o ano, esta ação consiste em levantar dados sobre o índice de proliferação do mosquito, sendo realizado em 10% dos imóveis de Assaí. Além disso é realizado tratamento destes imóveis, onde o Agente de Endemias fiscaliza 100% dos imóveis, tratando com larvicida e eliminando criadouros do mosquito. Outra ação é a fiscalização de pontos estratégicos, que são aqueles que apresenta maior risco de proliferação do mosquito, como cemitério, borracharias, ferro velhos, dentre outros, está ação é realizada a cada 15 dias em todos estes imóveis determinados como ponto estratégico.

Em caso de epidemias, outras ações são agregadas para o combate ao mosquito, como arrastões educativos, onde o agente irá orientar os moradores, entregar sacos de lixo e pedir que limpe seu quintal, está ação geralmente conta com a ajuda de outras secretarias além da de saúde, como a secretaria de educação, de obras e de meio ambiente.

Portanto, as ações da dengue devem ser estruturadas, e em assaí estão em todos os sentidos, nos recursos humanos, físicos, financeiros e orçamentários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com