TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lutando contra a Dengue

Por:   •  1/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Tema

Lutando contra a Dengue

Justificativa

Com o decorrer do tempo os casos de dengue têm se agravado, tendo em vista que, é uma doença grave causadorade muitas mortes.

Acreditamos que seja importante trazer esse projeto para a escola, tratando-o de forma interdisciplinar, fazendo com que os alunos alertem a sociedade de forma a ocasionar mudanças de hábitos. Por exemplo, nas atividades do dia-a-dia, como garrafas e embalagens descartáveis, latas, pneus, entre outros. Estes recipientes costumam se juntar a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e lixões.

Aprendendo sobre a doença, sua forma de transmissão, de que forma a combater, mobilizando formas de identificação e também de prevenção poderá levar esses conhecimentos para sua família, amigos, comunidade, etc.

Lembrando que a participação ativa deve partir de diferentes setores da administração pública, mas de cada morador na eliminação de criadouros ou locais para reprodução do mosquito.

Ea escola, sendo um espaço de construção do saber e divulgação de informações, poderá elaborar e implementar desse projeto de intervenção na saúde da comunidade: Dengue.

Situação-problema

A Dengue apresenta-se disseminada em várias regiões do mundo, especialmente no Brasil, sob a forma de epidemias de grande magnitude, tornando-se, portanto, um grave problema de saúde pública (BRASIL, 1992).

Isto é, por ser um país de clima tropical o Brasil apresenta características favoráveis para o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença. Nesse caso, torna-se imprescindível que trabalhemos sobre a dengue nas escolas, levando as informações sobre os estudos feitos para toda a sociedade ao redor da escola.

Um dos determinantes sociais de saúde é um conjunto de situações culturais, étnicas, de educação, condições psicológicas e comportamentais que podem contribuir de alguma forma nos resultados da saúde.

Muitos problemas que o Brasil que não tem resolvido como Educação, Saneamento básico, Habitação, acessibilidade à água, a retirada de lixo tem facilitado o surgimento de doenças, entre elas a dengue.

Portanto, o controle da dengue não é um problema só de saúde, mas é uma doença sócio-ambiental, urbana causada por um mosquito doméstico.

Público alvo

Alunos do Ensino Fundamental I.

Comunidade escolar, professores, pais e responsáveis.

Objetivos

Esse projeto tem como objetivo fazer com que os alunos:

- Conheçam a origem do mosquito Aedes Aegypti

- Identifiquem o mosquito transmissor (alerta e controle)

- Apresentem formas de conscientização e prevenção

- Identifiquem de que forma se dá o contágio e os sintomas da doença

- Criação de cartazes para colocar na escola

- Criação de panfletos para entregar nas ruas da comunidade do bairro

Ao final do projeto cada sala que participou desse projeto interdisciplinar fará uma apresentação para seus pais, professores, alunos do ensino fundamental II, etc., relatando tudo o que aprendeu como forma de palestra para a conscientização e combate à dengue.

Recursos

Humanos

Professores, alunos, pais, comunidade escolar, comunidade do bairro, voluntários e funcionários da escola.

Materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com