TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO DE COMUNICAÇÃO BLUE BUS

Por:   •  30/9/2015  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Criado em novembro de 1995 no Rio de Janeiro pelo jornalista já falecido Júlio Hungria, o Blue Bus é um site de noticias voltado para internet e cultura pop.

Inicialmente a agência de noticias estreou como um BBS com foco no mercado publicitário do Rio de Janeiro, porém, atingia usuários de outras localidades. O Blue Bus acabou se tornando um site de noticias em 1997 e deixou de lado seu foco publicitário e começou a abordar outros temas.

Desde o inicio do site, o Blue Bus combinava suas notícias junto aos comentários dos leitores, além de usar a ordem cronológica das noticias invertida. Devido a isso, é titulado como pioneiro no formato de blog. Muitas vezes usado como exemplo, o site chegou a ser recomendada como leitura obrigatória por professores de comunicação de universidades pelo Brasil inteiro.

O BBS se compara a um “ônibus”, dizendo ter como proposta “levar as pessoas aos lugares, através de notas curtas e links, como um 'guia' diário instalado basicamente sobre o assunto 'mídia', mas também colecionando informações 'relacionadas' nas áreas de consumo, cultura pop etc .”

O Blue Bus tinha como marca registrada seu visual simples no site, no formato de lista e em 2011 por ter colocado uma coluna lateral, em que o deixou parecido como blog. Mas em 2012, após um incêndio nos servidores e perderem todos os arquivos, por não terem feito backup do sistema, o site teve modificado totalmente seu layout, que agora apresenta uma capa com as 12 fotos das principais noticias, e barra lateral de fácil acesso.

Outra marca de estilo que o site tem é não usar acentuação nas palavras, evitar prolongar as matérias e não contem elementos gráficos. “A ideia é enxugar o texto até o limite da paciência do leitor avesso a essas, digamos, ‘firulas’.”

Quando perguntados sobre as expectativas para 2015, os colaboradores do site afirmam que o mercado está extremamente otimista, e que o ano será bem melhor que 2014. “Mesmo com o cenário econômico não sendo muito otimista o empresário da comunicação digital acredita em um ano bom por conta da profissionalização do setor e pelo aumento das empresas que querem aperfeiçoar seus investimentos em mídia num ano de incerteza”.

Em novembro do ano passado, o Blue Bus interrompeu as suas postagens, alegando que havia chegado a hora de o ônibus azul “fazer uma parada para trocar os pneus, ajustar os faróis e checar o óleo”. Na ocasião, não foram revelados os detalhes da interrupção do noticiário, mas alguns veículos publicaram que o Blue Bus enfrentava dificuldades financeiras causadas por problemas de saúde que passava o fundador do site, Júlio Hungria. O que não melhorou após sua morte aos 76 anos de idade.

O site que era organizado como fóruns, acessível apenas para quem estivesse conectado em um determinado grupo, chegou a ter mais de 200 usuários, e hoje ocupa apenas o 601o lugar no ranking de acessos na web brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com