TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matéria Sobre as Vestes da Boa Morte em Cachoeira - BA

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Como diz Stallybrass “[...] a mágica da roupa está no fato de que ela nos recebe: recebe nosso cheiro, nosso suor; recebe até mesmo nossa forma.”[pic 1][pic 2][pic 3]

                                                                 

__ Sabrina Ortega, estudante da UFRB – CAHL, Cachoeira – BA.

Durante uma palestra no Museu da Irmandade da Boa Morte em Cacheira – BA, aprofundamos no assunto sobre o significado de suas vestimentas e adereços. As roupas usadas pelas irmãs no período das festas, marcam os diferentes rituais que acontecem. Para cada dia é usada uma indumentária diferente.  As cores de uso pela Irmandade, branco, preto e vermelho, enfatizam a expressividade e aspectos culturais próprios.

          

O traje de Beca tem um destaque e um significado especial para a Irmandade, pois uma irmã só é reconhecida como tal após o recebimento da indumentária, que é entregue em um ritual interno.   Chamada também de roupa da realeza, pois o tecido era fabricado na Europa trazidos para Bahia vendido nos navios, então as mulheres que eram comerciantes compravam para revender e passavam a usar quando o grupo consolidou no âmbito social, político, religioso e jurídico, com essa roupa ganharam o título de “Negra do Partido Alto”.[pic 4]

[pic 5]

A veste da cor Branca simboliza as mulheres muçulmanas, que não podiam usar saia rodada, segundo eles para não ofuscar a beleza da Sinhazinha, mas que na verdade as muçulmanas tinha sua própria beleza de qualquer forma, por isso, vestiam roupas emagrecidas. No dia 14 de agosto, as irmãs expressam sentimentos de tristeza, luto e de alegria através da simbologia das roupas.

                                                         

         A veste da cor vermelha representa a comissão da festa, pois entre elas elege 4 mulheres que vão administrar a Irmandade durante o ano no cargo de provedora, escrivã, tesoureira e procuradora geral.  

O ouro representa a riqueza e a beleza, o vermelho do pano da costa, antes preto, um sinal do sangue na vida (viva) em Oxum/Yemanjá”. A joias utilizadas pelas irmãs durante os cortejos foram adquiridas através do trabalho de cada uma e da venda de quitutes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (321.4 Kb)   docx (154.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com